Prefeitura de Aracaju anuncia retorno de gratuidade do transporte público para idosos
A prefeitura de Aracaju anuncia o retorno da gratuidade para idosos, no transporte público da cidade, o beneficio estava suspenso a 4 meses.
A prefeitura de Aracaju anuncia o retorno da gratuidade para idosos, no transporte público da cidade. Durante a pandemia do coronavírus, o beneficio foi suspenso. No ápice da pandemia, a prefeitura da região decidiu restringir a gratuidade na passagem de ônibus para os idosos da região.
O benefício estava valendo apenas nos horários das 10h as 15h, com a intenção de evitar que muitos idosos ficassem nas aglomerações dos coletivos públicos.
O objetivo era proteger a população enquadrada no grupo de risco de contaminação do coronavírus e desestimular a população a utilizar os coletivos em horários de pico, o serviço foi implantado em todas as frotas da cidade.. A redução durou cerca de 4 meses.
A decisão ocorreu pelo fato da cidade ter muitos casos de contaminação nos hospitais.
Agora, com a flexibilização das regras de contingência e com um maior controle da pandemia, o decreto foi revogado nesta quinta-feira (1), e a capital de Sergipe passa a ter o beneficio aos idosos funcionando regularmente.
Leia mais: Está confirmado! Edvaldo Nogueira quer reeleição e entra para disputa eleitoral em Aracaju
O decreto da prefeitura de Aracaju
No 19 de maio deste ano, a prefeitura decretou a restrição do beneficio. Nesse período, restaurantes e lanchonetes só estavam funcionando por meio de delivery, com entregas em domicilio. O uso de máscaras era imprescindível em qualquer ambiente publico.
“Editamos um novo decreto, que mantém as medidas de isolamento social por mais uma semana, embasados em estudos científicos e pela avaliação do comportamento da doença em nossa cidade. Ainda não é hora de flexibilizações e é preciso evitar qualquer tipo de aglomeração.
E continua:
“No novo decreto, retiramos a gratuidade dos idosos nos horários de pico, como uma forma de proteção da vida, já que os maiores de 60 anos respondem atualmente por 70% dos óbitos por covid-19 em Aracaju. É uma forma de estimular os idosos a ficarem em casa. Conto com a compreensão e o apoio da população para mais uma semana de enfrentamento da doença. Seguiremos trabalhando firme no enfrentamento ao coronavírus”, disse o prefeito da capital Aracaju, Edvaldo Nogueira em entrevista.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.