Procon-RO alerta sobre ABUSOS nas contas de água e energia
(Procon-RO) recebeu nos últimos dias muitas reclamações sobre as contas de água e energia do estado. Confira mais informações.
O Programa de Orientação de Defesa ao Consumidor de Rondônia (Procon-RO) recebeu, nos últimos dias, diversas reclamações e alerta de abusos das contas de água e energia do estado. O órgão incentiva a população a direcionar às agências de atendimento para protocolar as reclamações contra as cobranças indevidas das faturas e fornecimento em Rondônia.
Entre a lista de reclamações que chegam no sistema do Procon estão:
- Queima de aparelhos;
- Danificação devido ao fornecimento inconstante de energia;
- Água imprópria ao consumo;
- Ocorrência de água suja e inconstância no fornecimento de água.
Em decorrência do alto índice de reclamações, o Procon decidiu estender o convite e reforçar a necessidade de denúncia pelo consumidor. De acordo com o advogado, Ihgor Rêgo, o consumidor pode seguir estes passos para registrar as reclamações no sistema que podem ser feitas de forma presencial ou virtual.
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O protocolo pela internet deve seguir estas instruções:
- Acessar o site do Procon do estado;
- Na aba direita escolher o serviço de atendimento que varia entre denúncia, reclamação ou dúvida;
- Escolher o serviço e preencher atentamente o formulário.
Instruções importantes do Procon
O Procon avisa que quanto mais detalhadas forem as informações, maiores as chances de ser atendido com maior rapidez. Outras formas eficazes de o Procon auxiliar com mais eficácia é apresentar as dificuldades enfrentadas com o mal fornecimento dos serviços, os prejuízos com aparelhos, aumento da fatura, padrão médio do consumo, mês com menor cobrança e maior cobrança.
Se o consumidor optar pelo atendimento presencial, é de suma importância o relato detalhado. Além disso, se houverem provas como vídeos, fotos, documentos, faturas, cobranças, o registro fica ainda mais completo.
O advogado afirma que segundo o art. 22, da Lei 8.078/1990, os serviços de água e luz são tidos como públicos essenciais, desse modo, precisam ser oferecidos de forma contínua já que os problemas causados com a instabilidade pode causar transtornos enormes à população.
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Mediante todas as explicações citadas, o coordenador do Procon afirma que o descumprimento dos direitos ao consumidor é uma situação considerada grave de acordo com a lei. As denúncias podem ser feitas por meio desses canais de atendimento:
- Telefone: 151;
- Whatsapp: (69) 9 8491-2986, (69) 98482-0928;
- Pagina Social do órgão.
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