Cadastro Programa Criança Feliz: Documentos Necessários e Inscrição

Saiba como se Cadastrar no Programa Criança Feliz. Clique e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto!

Que tal garantir  mais qualidade de vida aos seus filhos, auxiliando no desenvolvimento infantil deles? Com o Programa Criança Feliz, isso se tornou possível, principalmente para as famílias de baixa renda. 

Isso porque, o Governo Federal criou um benefício destinado a elas, que busca promover ações de incentivo no desenvolvimento dos pequenos. 

Ficou interessado em saber mais? Confira aqui um Passo a Passo para se Cadastrar no programa, além dos documentos necessários.

Requisitos para Participar do Programa Criança Feliz

Para dar início ao processo de participação, é importante ressaltar que o programa é destinado às famílias de baixa renda. 

No entanto, vale destacar que existem alguns critérios que precisam ser cumpridos pelos beneficiários, como idade, entre outros. 

Abaixo, você confere uma breve lista com os principais requisitos para participar do Programa Criança Feliz.  

  • Gestantes e crianças de até 36 (trinta e seis) meses;
  • Crianças de até 72 (setenta e dois) meses e suas famílias beneficiárias do benefício de Prestação Continuada;
  • Crianças de até 72 (setenta e dois) meses afastadas do convívio familiar.
  • Crianças de até 72 (setenta e dois) meses inseridas, que perderam ao menos um de seus responsáveis familiares.

Além disso, é fundamental que todos os brasileiros que se encaixem nesses requisitos devem estar cadastrados no CadÚnico, um programa que ajuda na identificação das famílias brasileiras de baixa renda. 

Mas por que é necessário ter cadastro no programa? Isso porque, com esse projeto, o governo consegue entender melhor a realidade de cada grupo familiar, após analisar as condições, assim, definido o destino dos benefícios. 

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever, basta comparecer ao CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo da sua residência. Contudo, você precisa levar alguns documentos básicos para realizar o cadastro.

  • RG ou qualquer documento com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor.

Além disso, se você já tiver cadastro, faça uma atualização das suas informações. Isso porque, o Governo Federal sempre realiza a manutenção dos dados das famílias de baixa renda.

Documentos necessários para se cadastrar

Antes de começar a sua inscrição, é importante saber quais são os documentos exigidos pelo Programa Criança Feliz

Contudo, já que o projeto se baseia através do Cadastro Único, é necessário que você apresente determinados documentos exigidos pelo CadÚnico. 

Lembrando que o Responsável Familiar precisa apresentar o RG, ou qualquer documento com foto, CPF, ou título de eleitor.

Além disso, para cadastrar o restante da família, é importante apresentar qualquer documento de identificação de cada membro. Então, é necessário apresentar os seguintes documentos dos familiares. 

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho;
  • Título de Eleitor.

Como participar do Programa Criança Feliz?

Nessa etapa, é fundamental se atentar a alguns detalhes sobre o Programa Criança Feliz. Primeiro, a primeira etapa precisa partir do município, por meio das Secretarias e Conselho de Assistência Social. 

Em seguida, após aprovação do município no programa, os beneficiários citados acima, precisam procurar o órgão responsável. Lembrando que é necessário que você esteja inserido no Cadastro Único. 

O órgão responsável pelo projeto no município vai analisar sua participação, no qual será baseada nas informações do CadÚnico. 

Como funciona o Atendimento do Programa?

Além disso, vale lembrar que as famílias solicitantes serão vistas por agentes do Programa. Isso porque, o Cadastro Único consegue identificar as casas que possuem crianças de 0 a 6 anos. Dessa forma, indicando aos agentes para a visita.

Mas afinal, como funciona esse atendimento? Então, semanalmente, os beneficiários recebem a vista do profissional, no qual cada visitador atende 25 residências por dia.

Dessa forma, as visitas oferecem o atendimento necessário e o suporte no desenvolvimento das crianças. Com isso, elas conseguem ser acompanhadas de perto por profissionais qualificados.  

O Programa Criança Feliz é um Benefício Financeiro?

Não, o programa não é um benefício financeiro. Justamente, porque o objetivo é ajudar no desenvolvimento integral das crianças e dar suporte assistencial às gestantes.

Nesse sentido, proporcionar mais qualidade de vida através de atendimento especializado, além de garantir um bem-estar mais juntos às crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Agora que você sabe como participar do Programa Criança Feliz, o próximo passo é garantir uma qualidade de vida mais justa aos seus filhos. Saiba que existem outros benefícios sociais que ajudam a garantir mais bem estar a todos.

Quer saber quais são? Então, clica no botão abaixo e confira! 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0