Novo decreto permite ESTA mudança no calendário do Bolsa Família em 2021; confira

Na quinta-feira (10), o Ministério da Cidadania divulgou uma portaria anunciando o calendário de pagamento do Bolsa Família

O Ministério da Cidadania divulgou uma portaria anunciando o calendário de pagamento do Bolsa Família por meio da Conta Digital Caixa, aplicativo criado com o intuito de armazenar os benefícios do Governo Federal e realizar transações antes do prazo determinado de saque. O texto dá possibilidade de mudança no calendário do benefício.

Novo decreto permite ESTA mudança no calendário do Bolsa Família em 2021; confira

Novo decreto permite ESTA mudança no calendário do Bolsa Família em 2021; confira (Imagem: Montagem/Jornal O Norte)

No final do mês de novembro, a Caixa Econômica Federal anunciou as datas para pagamento do Bolsa Família por meio da Poupança Social Digital. O saque através do cartão do programa ou Cartão Cidadão não foram alterados.

Em dezembro, o pagamento será feito às pessoas que tem NIS com final 9 e 0. De acordo com Caixa Econômica, mais de 1 milhão de beneficiários poderão sacar. Para as contas digitais, não se faz preciso a apresentação de documentos, já que é gerada pelo sistema de forma automática.

Leia mais: Fim do auxílio emergencial: Bolsa Família recebe ÚLTIMA parcela do benefício

Calendário

As datas antigas que eram sustentadas pela portaria anterior, foram revogadas pelo Ministério da Cidadania. De acordo com a medida antiga, os saques e pagamentos aconteceriam de forma mensal, observando o final do NIS. Isso é o que traz possibilidade de mudança no calendário do benefício.

O Ministério da Cidadania será responsável pela informação referente às novas datas.

Novo Bolsa Família

O Bolsa Família passará por uma reformulação em 2021. O anúncio foi realizado em um evento em um Recife, nesta sexta-feira (11) pelo Ministro Cidadania, Onyx Lorenzoni. De acordo com assessoria, todas as mudanças serão divulgadas até a terceira semana do último mês do ano de 2020.

A mudança é de um projeto existente desde 2004 e criado pelo Governo Lula. Contudo, segundo representantes do Governo Bolsonaro, o Novo Bolsa Família será mais abrangente e alcançará novos brasileiros em situação de vulnerabilidade.

Leia mais: Em 2021, contribuição do MEI terá REAJUSTE; saiba quanto você vai pagar

Durante o evento, o Ministro citou sobre o andamento do programa e afirmou:

“A gente já trabalhava isso desde novembro do ano passado, quando eu ainda estava na Casa Civil. Depois que eu fui pra Cidadania, nós continuamos trabalhando. O programa está pronto, é um programa completamente diferente do que ele foi pensado originalmente, muito mais efetivo e que vai trabalhar com a promoção das famílias. Vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito importantes para o programa.”

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0