Quer aumentar a aposentadoria? Veja como você pode fazer isso!

INSS iniciou uma nova operação pente-fino no país visando encontrar erros nos benefícios, mas o trabalhador pode aumentar aposentadoria.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou uma nova operação pente-fino no país visando encontrar erros e até mesmo cortar alguns benefícios, mas o trabalhador pode acabar aumentando o valor da aposentadoria.

Quer aumentar a aposentadoria? Veja como você pode fazer isso! ( Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Quer aumentar a aposentadoria? Veja como você pode fazer isso! ( Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Durante o processo, o trabalhador poderá se defender e solicitar o aumento do valor do benefício.

Revisão de benefícios

De acordo com matéria publicada pelo portal 1, o INSS tem o direito de rever os benefícios seguindo normas da legislação previdenciárias brasileira no prazo de dez anos. Após esse período, o instituto não pode mais revê-lo.

O trabalhador também tem o direito de rever o valor do benefício no prazo de dez anos. É o chamado paridade de armas, quando há um conflito no debate de direito entre duas pessoas.

Leia mais: Liberada consulta do último lote do IR; veja calendário de pagamento


É nesse momento que o trabalhador pode solicitara análise e correção ao INSS, durante o conflito de interesse de cancelar ou diminuir o valor dos benefícios pelo instituto e o do beneficiário, que é manter e até aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão.

Caso erro encontrado tenha sido cometido pelo INSS, o segurado ou pensionista não tem que devolver os valores recebidos e se o trabalhador não fez nenhuma fraude nem quis enganar a Previdência.

Motivos para cancelar benefícios

Ainda com informações do G1, o INSS foca na especificidade de cada benefício. O portal dá o exemplo de uma aposentadoria por tempo de contribuição, onde seria o caso da Previdência rever se o tempo de serviço foi calculado corretamente.

Assim como os períodos especiais que foram convertidos em comum, que também podem ser verificados.

No chamado modo de defesa pelo portal, o trabalhador pode solicitar a inclusão de novos períodos ou provar períodos especiais que não foram computados.

Se o benefício foi cancelado, o trabalhador pode pedir outro. Podendo aumentar o valor da aposentadoria com as novas regras, com o aumento da idade, com as novas contribuições e com o novo tempo de serviço.

Defesa como saída para melhorar a aposentadoria

Caso o beneficiário não concorde com a decisão da Previdência, o trabalhador poderá apresentar recurso no próprio INSS – mas, o portal G1 lembra que o beneficiado pode ficar sem receber o benefício enquanto o processo é analisado.

“Nessa hipótese, é possível apresentar a defesa na Justiça e pedir para o juiz manter o pagamento do benefício enquanto a causa não for julgada”.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0