Renda Cidadã: Conheça detalhes do NOVO programa do governo Bolsonaro

A perspectiva do Governo Bolsonaro é que a Renda Cidadã agora seja para todos os estados do país. O presidente pede ajuda ao Congresso.

A perspectiva do Governo Bolsonaro é que a Renda Cidadã agora seja para todos os estados do país. O presidente anunciou mudanças no programa e pede ajuda ao Congresso para novas soluções de financiamento.

Renda Cidadã: Conheça detalhes desse novo programa do governo Bolsonaro

Renda Cidadã: Conheça detalhes desse novo programa do governo Bolsonaro (Fonte: Reprodução Google)  

Na última terça-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com sua equipe mais próxima composta por alguns ministros no Congresso, para entrar em consenso se vai continuar com as propostas do programa Renda Cidadã, ou se novas alternativas serão planejadas.

O programa conta com o objetivo de auxiliar pessoas de extrema pobreza e em situação de vulnerabilidade, no estado de São Paulo e de Goiás,  o programa já funciona.

Se for aprovado, o Renda Cidadã provavelmente irá substituir o Bolsa Família, programa criado pelo ex presidente Lula. A ideia é que mais pessoas que sofreram danos econômicos devido a pandemia da Covid-19, tenha mais um tipo de auxílio.

Apesar da ideia ser positiva para a população, as divulgações do programa não tiveram uma repercussão boa em razão das polêmicas relacionadas aos financiamento dos gastos.

Leia mais: Saiu a NOVA parcela do FGTS emergencial; confira quem recebe

E de onde vem o dinheiro para o programa Renda Cidadã?

Os recursos utilizados para bancar o Renda Cidadão são do fundo da Fundeb, e também alguns recursos relacionados a dividias judiciais da União. E por isso, o programa não foi tão bem recebido.

No momento em que as noticias foram divulgadas, o dólar subiu e a Bolsa de Valores do Brasil caiu. Isso trouxe um repercussão negativa para o Governo Bolsonaro.

O orçamento pode ser em torno de R$65 bilhões para atender todas as famílias que necessitam. E para o Bolsa Família 2021, estão previstos investimentos de até R$34 bilhões.

Bolsonaro diz ainda que é preciso uma solução eficaz para o financiamento do programa, e pede ajuda ao Congresso. “Estamos abertos a sugestões juntamente com os líderes partidários”, pontuou o presidente.

Entretanto, mesmo com algumas lacunas em aberto, já foi divulgado que quem recebe o Bolsa Família terá direito ao Renda Cidadão. Cerca de 14 milhões de famílias são beneficiadas atualmente.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0