Rio Branco em chamas! Município no Acre está entre os 10 com maior índice de queimadas

A cidade de Rio Branco, no Acre, está entre as dez que mais registraram queimadas nas últimas 48 horas. São 38 focos de queimadas registrados

A cidade de Rio Branco, no Acre, está entre as dez que mais registraram queimadas nas últimas 48 horas. De acordo com o satélite de referência Aqua, são 38 focos de queimadas registrados. Os dados foram disponibilizados na última quarta-feira (26) pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Rio Branco em chamas! Município no Acre está entre os 10 com maior índice de queimadas

Rio Branco em chamas! Município no Acre está entre os 10 com maior índice de queimadas (Imagem: Kelton Pinto)

Segundo dados do Inpe divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema),  entre 1º de janeiro e 25 de agosto deste ano, Rio Branco tinha registrado apenas 105 focos de queimadas. O acumulado das últimas 48 horas, no entanto, corresponde a quase 40% do total do ano de 2020 até agora.

As cidades do Acre que apresentam os maiores números de focos de queimadas desde o início do ano são Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Por outro lado, fazendo as contas comente sobre o mês de agosto, os municípios com maior concentração de queimadas são Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano.

Atualmente, o Acre se encontra na décima posição em números de queimadas em todo o país, com o total de 2.326 focos registrados. No período de 1º a 26 de agosto, o estado acreano é 6º do Brasil, com 1.860 focos. Já nas últimas 48 horas, o estado é o 4º colocado, com 206 focos de queimadas detectados pelo satélite.

Ainda segundo os dados do satélite, a quantidade registrada de focos de queimadas no Acre em agosto é 20% menor do que a quantidade detectada no mesmo período do ano passado, que foi de 2.918 focos.

Leia mais: Juiz Federal e defensoria pública proibem o INSS de suspender benefício de seringueiros no Acre

A Sema divulgou um relatório que aponta que o Acre tem risco de fogo Alto e Crítico em pontos isolados. O relatório do Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar  aponta ainda que as regiões de maior abrangência são as seguintes: 

  • Alto Acre
  • Baixo Acre
  • Tarauacá/Envira 
  • pontos no Purus e Juruá.

Cortina de fumaça no Acre

Na manhã da última quinta-feira (27), a capital do Acre, Rio Branco, amanheceu encoberta por uma densa cortina de fumaça. A forte neblina é resultado das queimadas que ocorrem tanto na região urbana como na zona rural.

O Corpo de Bombeiros do Acre informou que já foram acionados para 3.800 ocorrências de incêndios ambientais neste período.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0