Rio Grande do Norte: Em Pipa, setor hoteleiro está otimista com retomada da economia

A praia da Pipa, a 90 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte é um dos locais mais visitados do país e busca se adaptar a retomada da economia, com a reabertura aos poucos dos estabelecimentos comerciais. O último fim de semana foi o primeiro a funcionar com alguns serviços, como os setor hoteleiro.

Em Pipa, RN, setor hoteleiro está animado com retomada da economia
Em Pipa, RN, setor hoteleiro está animado com retomada da economia. (Imagem: divulgação).

Os hotéis e pousadas reabriram, deixando os empresários animados. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN), informou que os estabelecimentos estão tomando as medidas de higienização recomendadas, tanto na chegada de funcionários e hóspedes, como nos locais de acomodação e restaurantes.

Os empresários estão otimistas para os demais fins de semana. A estimativa é retomar a economia dos empreendimentos, principalmente os que estão localizados na Praia de Pipa e na região de Tibau do Sul.

A utilização de máscaras também é uma medida adotada, assim como de álcool gel. A estimativa do setor hoteleiro é conseguir lotar os estabelecimentos, mas claro, seguindo os protocolos de segurança sanitária.

Para isso o gerente de um dos hotéis Eduardo Simonetti, a expectativa é de 50% da ocupação. Ele afirmou que outra medida de segurança é aferir a temperatura de hóspedes e funcionários, além da utilização de oxímetro, equipamento usado para verificar a saturação de oxigênio no sangue e a frequência cardíaca.

A gerente de outro hotel, Marina Brito, afirmou que os turistas também tem colaborado, respeitando o distanciamento social e a utilização de máscaras.

Ela disse ainda que os estabelecimentos que reabriram ficaram atentos às normas de higienização e segurança sanitária.

Leia mais: Em Natal, praias serão fechadas para evitar aglomeração

Queda na taxa de ocupação dos leitos impulsionou a economia

O que impulsionou a retomada da economia no Estado de Rio Grande do Norte foi a queda da taxa de ocupação, que despencou 74% nos leitos do Estado.

O número animador foi divulgado nesta sexta-feira pela Regula RN, que realiza o monitoramento dos leitos públicos para o tratamento do Covid-19. Na última segunda-feira a porcentagem estava em 86%.

Outra notícia boa é que a fila de pacientes com Covid-19 a espera de leitos está zerada, segundo o órgão que administra os casos de coronavírus no Estado.

Mara Rodrigues é formada em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá com mais de 13 anos de experiência. Já atuou como repórter de economia e polícia do jornal O Estado, repórter de cotidiano da TV Diário e assessora de comunicação. Atualmente trabalha como repórter de cotidiano da TV Cidade, filiada da Record TV no Ceará e dedica-se a redação do jornal O Norte.