Salvador: ACM libera protocolo para retorno das aulas no município

Prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou o protocolo para a retomada das aulas em Salvador a partir de hoje (3). Confira regras de retorno.

Na última sexta-feira (30) o prefeito de Salvador, ACM Neto, Democratas, anunciou o protocolo para a retomada das aulas no município a partir de hoje (3). A medida segue o decreto publicado pelo governo estadual no Diário Oficial do Estado (DOE), por decisão tomada em conjunto entre os chefes do executivo.

Salvador: ACM libera protocolo para retorno das aulas no município (Reprodução/A Tarde)

Salvador: ACM libera protocolo para retorno das aulas no município (Reprodução/A Tarde)


De acordo com o portal A Tarde, ACM Neto informou que o protocolo foi estruturado juntamente com a gestão do governador Rui Costa, do PT (Partido dos Trabalhadores); bem como a decisão de promover o retorno a partir do ensino superior, tomada de forma mútua.

“O protocolo publicado hoje pelo governo do estado é fruto de um trabalho conjunto do governo e da prefeitura. Todos esses protocolos foram ajustados pelas duas equipes técnicas e isso nos dá maior conforto e segurança para permitir essa retomada, que será iniciada já na próxima terça-feira com a liberação da instituições de ensino superior”, afirmou Neto ao portal.

As faculdades terão autonomia para aderir ao protocolo de retomada, porém, alguns pontos da medida não serão facultativos, sendo eles inegociáveis para o funcionamento das mesmas, como limite de ocupação de 50% nas salas de aula, por exemplo, marcação de cadeiras para evitar o rodízio entre alunos, uso de máscaras, escalonamento de horários de entrada, saída e intervalos para evitar aglomerações, e outras.

Leia mais: Governo de Salvador anuncia unidade de saúde exclusiva para servidor público

As faculdades que não cumprirem os protocolos estarão sujeitas à interdição. O prefeito declarou ao portal que algumas instituições já manifestaram a decisão de não voltar às aulas presenciais. Essa retomada das aulas será acompanhada de acordo com o modo do vírus na cidade.

“Essa volta no ensino superior vai ser observada para ver como o vírus vai se comportar em Salvador. Caso haja uma situação de manutenção do controle, sem aumento no número de casos, o próximo passo será dado e a tendência é que seja a liberação do ensino médio”, disse o prefeito.

Cursos preparatórios em Salvador

Além das aulas no ensino superior, prefeito também anunciou a flexibilização do retorno das atividades de cursos preparatórios ligados a atividades profissionais como o Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e concursos públicos.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0