Bolsonaro defende candidato à presidência da Câmara: ‘segundo homem na linha hierárquica no Brasil’

O presidente Jair Bolsonaro voltou a declarar apoio ao deputado Arthur Lira (PP-AL) para as eleições para a Câmara dos Deputados.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a declarar apoio ao deputado Arthur Lira (PP-AL) para as eleições para a Câmara dos Deputados. Em evento nesta quinta-feira (28), em Sergipe, ele disse que “se Deus quiser” Lira será “o segundo homem na linha hierárquica do Brasil”.

Bolsonaro defende candidato à presidência da Câmara: 'segundo homem na linha hierárquica no Brasil'

Bolsonaro defende candidato à presidência da Câmara: ‘segundo homem na linha hierárquica no Brasil’.
(Imagem: Alan Santos/ PR)

O principal adversário na disputa é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A votação está marcada para a próxima segunda-feira (1º) e será feita de forma presencial. Outros seis deputados também são candidatos à presidência.

Disputa acirrada pela Câmara dos Deputados

A jornalista Andréia Sadi informou, em seu blog, que auxiliares presidenciais estão levantando o mapa de cargos de primeiro e segundo escalão de deputados para usar como moeda de troca na disputa da Câmara. Como a votação é secreta, os parlamentares não precisam seguir as legendas.

Marcel Van Hattem (Novo-RS); Luiza Erundina (PSOL-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); André Janones (Avante-MG); Capitão Augusto (PL-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP) são os outros nomes em disputa pelo comando da Casa.

Na visita ao Nordeste, Bolsonaro também defendeu o chanceler Ernesto Araújo, que o acompanhou na viagem. No dia anterior, o vice-presidente, Hamilton Mourão, havia sinalizado que o ministro poderia ser demitido, principalmente depois dos entraves na importação de vacinas.

Leia mais: Grupos religiosos pedem impeachment de Bolsonaro por ‘desprezo’ à pandemia

O presidente falou sobre os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mostraram que o Brasil encerrou 2020 com 143 mil novos empregos a mais do que em 2019. Segundo ele, mesmo durante a pandemia o país recuperou os empregos.

Bolsonaro compareceu à inauguração de uma ponte na BR-101, que liga os estados de Sergipe e Alagoas. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a obra tem 860 metros de extensão e 24 metros de largura e conecta trechos duplicados da BR entre os dois estados.

A construção foi retomada em 2019, como parte das obras de duplicação da rodovia. A BR-101 tem 206 km de extensão em Sergipe e está sendo duplicada em 104 quilômetros.

A previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é que a obra seja concluída até 2022.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0