Procon-BA anuncia o início de atividades do cartório virtual no estado

A população baiana agora pode utilizar a ferramenta digital do Cartório Virtual, com o objetivo de facilitar  o acesso ao Procon

A população baiana agora pode utilizar a ferramenta digital do Cartório Virtual. Com o objetivo de facilitar  o acesso, o Procon e a SJDHDS- Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social criaram um serviço online. Todos os cidadãos podem consultar.

Procon-BA anuncia o início de atividades do cartório virtual no estado (Foto: Reprodução Google)

Procon-BA anuncia o início de atividades do cartório virtual no estado (Foto: Reprodução Google)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) juntamente com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) oferece agora uma ferramenta on-line para atendimento da população.

Consumidores, advogados, estagiários e fornecedores podem consultar e fazer o atendimento pela internet.

O Cartório Virtual foi criado como objetivo de auxiliar na desburocratização do acesso de documentos e informações a população baiana.

E também para evitar aglomerações nos órgãos, ajudando na contenção da Covid-19.

A diretora de Orientação e Atendimento ao Consumidor do Procon-Ba, Adriana Menezes, afirma que o recurso é uma maneira de ampliar o atendimento, não colocar em risco a saúde da população e evitar contato físico desnecessário;

“O Cartório Virtual é mais uma ferramenta à disposição dos consumidores, fornecedores, advogados, prepostos e estagiários para que realizem, junto a COPAP, solicitações de serviços, a exemplo de emissão de certidões, boletos, vistas de processos, dentre outros”, explicou ela.

A notícia foi divulgada pelo site da Secretária, na semana passada e a plataforma já está funcionando para a população.

Leia mais: Eleições: Disque-aglomeração é a nova plataforma de denúncia na Bahia; veja aqui

Os serviços disponibilizados no Procon-BA

No site, alguns serviços são oferecidos para ajudar na ampliação do atendimento. Todos os contatos são feitos de maneira virtual e é possível solicitar documentos para consumidores e até advogados.

Solicitações, requerimentos entre outros documentos, podem ser gerados na plataforma, e a Coordenação de Prepara e Acompanhamento de Processos (COAP) é quem fica responsável pela elaboração.

O objetivo é fortalecer o distanciamento social, porém, sem deixar pendentes os atendimentos.

O Procon Online oferece serviços como;

  • Orientações e registro de reclamações individuais
  • Andamento de processos,
  • Solicitação de Vistas e Xerox de processos
  • Emissão de Certidões e Boletos

O formulário de atendimento serve para destinar ao serviço o cidadão deseja. Para consumidores as opções de Reclamação e Orientação estão disponíveis.

Além disso, para quem deseja serviços de Cartório como emissão de certidões, a opção “Cartório” é oferecida.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0