TRE do Pará recebe inscrições de voluntários para as eleições 2020

Para quem quiser ser mesário nas Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) já começou a convocar e receber inscrições.

Para quem quiser ser mesário nas eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) já começou a convocar e receber inscrições de mesários voluntários. A estimativa é que devem participar das eleições 80 mil mesários em 18 mil seções pelos 144 municípios do estado.

TRE do Pará recebe inscrições de voluntários para as Eleições 2020

TRE do Pará recebe inscrições de voluntários para as Eleições 2020. (Imagem: Google)

O Secretário de Gestão de Pessoas do TRE do Pará Rodrigo Valdez informou que cada mesa receptora de votos deve ter quatro membros e cada local de votação, pelo menos um supervisor.

Para a convocação dos mesários será feita por meio de edital publicado pelo Cartório Eleitoral, e também por uma notificação que é endereçada ao trabalho ou à residência do convocado.

Para as Eleições 2020, o Tribunal regulamentou a possibilidade de que os cartórios eleitorais enviem a notificação de convocação por email ou aplicativo de mensagem, desde que previamente autorizado pelo eleitor, segundo o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE.

Ser mesário de maneira voluntária exige que o candidato atenda a alguns quesitos, como ser maior de 18 anos de idade, estar em situação regular com a inscrição na justiça eleitoral, além de não ser parente de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, como prevê o Código Eleitoral.

As inscrições estão abertas por tempo indeterminado e podem ser feitas pelo site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, na opção Eleições e Eleitor-Mesário.

Leia Mais: Conheça os pré-candidatos a Prefeitura de Belém nas eleições 2020

Este ano, o cenário para as Eleições 2020 é um pouco diferente devido a pandemia provocada pelo Novo coronavírus. As eleições municipais foram prorrogadas para 15 e 29 de novembro. Devido a pandemia, a testagem das máquinas foi interrompida em todo País, causando dúvida sobre se elas irão funcionar corretamente.

Mesários também estão preocupados com a manipulação de urnas com defeito durante as Eleições 2020, por medo de contaminação com o Covid-19.

O programa de mesários foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos.

Quem atuar como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral.

Além disso, o exercício da atividade de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0