Conheça os pré-candidatos a prefeitura de Belém do Pará nas Eleições 2020

Os pré-candidatos das eleições 2020 já estão se articulando em busca de um lugar na cadeira de prefeito. Conheça os aspirantes a prefeito de Belém do Pará.

As convenções partidárias para escolher quais candidatos irão concorrer às eleições 2020 serão realizadas até o dia 5 de agosto, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, os pré-candidatos já estão se articulando desde o ano passado em busca de um lugar na cadeira de prefeito. Conheça os principais pré-candidatos à prefeito em Belém do Pará.

Conheça os pré-candidatos a prefeitura de Belém nas Eleições 2020

Conheça os pré-candidatos a prefeitura de Belém nas Eleições 2020 (Imagem: Agência Brasil)

Na capital paraense, os grupos políticos estão divididos entre os aliados do atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), aliados no ex-prefeito aliados do ex-prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) e o grupo político de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas que foi eleito pelo PSL.

Entre os nomes dos pré-candidatos ao executivo municipal do Pará está o do ex-governador Simão Jatene (PSDB). Mas a tarefa de ser prefeito para ele não será fácil.

Caso aceite concorrer ao cargo terá entraves internos dentro do partido, apesar de ser o principal nome tucano para o pleito.

Muitos apostam na liderança de Jatene e nos feitos realizados nas outras três administrações como governador do Estado, como as obras, visando estar à frente do adversário que virá do MDB, sigla que tem a máquina estadual atualmente.

Ainda do grupo do PSDB estão o pré-candidato, deputado federal Celso Sabino, o atual presidente da Câmara dos Vereadores de Belém Mauro Freitas (PSDC), além dos aliados do antigo PPS, atual Cidadania, deputado estadual Tiago Araújo e ex-deputado Arnaldo Jordy.

Em aliança ao PT, o deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) deve ser candidato a prefeito. Seria a primeira vez que o PT não disputaria a prefeitura de Belém com candidatura própria.

Leia mais: Eleições 2020: João Pessoa terá 13 prováveis candidatos à prefeitura

Partido do governador do Pará ainda sem definição para as Eleições 2020.

O partido que parece ainda não ter definição de pré-candidato às eleições 2020 é o MDB. Úrsula Vidal seria um forte nome, segundo as perspectivas do grupo, pois obteve quase 20% dos votos dos votantes de Belém em 2018, quando disputou o Senado Federal pelo Psol. O impasse para o momento é que a candidata não se filiou a nenhum partido.

O vice-prefeito de Belém, Orlando Reis parece querer estar no páreo. Reis foi vereador de Belém por quatro mandatos e seu nome é aposta para que seja escolhido pelo governador para disputar a prefeitura de Belém.

Outros aliados de Helder disputam a preferência, como deputado Gustavo Sefer (PSD) e a mãe do governador, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB), também aparece como um nome forte na disputa interna do MDB, apesar de seu nome ser pouco provável para as eleições 2020.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0