Universidade disponibiliza auxílio de R$ 900 para estudantes em Roraima
O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) está ofertando bolsas de auxílio mensais.
O Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR) está ofertando bolsas de auxílio mensais. O edital de seleção de alunos para o Programa Institucional de Bolsas ao Estudante Indígena (PROBEI) foi publicado e pode ser consultado no site da instituição.
Ao todo, são disponibilizadas 20 bolsas de R$ 900. A vigência será de 10 meses, no máximo. O objetivo é fomentar a iniciação de estudantes indígenas das Instituições de Educação Superior e preparar a formação profissional, tanto em cursos de licenciatura como nos bacharelados/tecnólogos da universidade.
Inscrições para o programa de auxílio da UFRR
Os interessados podem se inscrever até 30 de agosto com envio de documentação para os seguintes endereços eletrônicos: [email protected] e [email protected]. É necessário anexar: ficha de inscrição preenchida (disponível no edital); original e cópia da carteira de identidade e do CPF; histórico escolar atualizado; Curriculum Lattes atualizado; carta de intenção com justificativa sobre o interesse em participar das ações das áreas de conhecimento (também disponível no edital) e autodeclaração étnico-racial, conforme 169/OIT.
As bolsas do PROBEI foram disponibilizadas por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Joenia Wapichana, no âmbito do Programa de Bolsas ao Estudante Indígena/2020.
As vagas disponíveis são divididas pelos seguintes cursos:
- Licenciatura Intercultural – 2 bolsas;
- Gestão Territorial Indígena – 5 bolsas;
- Gestão em Saúde Coletiva Indígena – 5 bolsas;
- Bacharelados/tecnólogos em: Agroecologia, Agronomia, Antropologia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social/Jornalismo, Direito, Engenharia Civil, Medicina, Psicologia, Secretariado Executivo, Relações Internacionais e Zootecnia – 4 bolsas.
Além disso, há uma oportunidade em cada área para pessoa com deficiência (PcD) estudante indígena.
Leia mais: Processo seletivo da Polícia Militar de RR; vagas para professores, monitores e instrutores.
O processo seletivo para disponibilização do auxílio será realizado por uma comissão nomeada pelo Instituto Insikiran e terá três etapas: análise da carta de intenção; entrevista virtual e análise curricular. Os resultados parciais serão publicados no site da UFRR e do próprio Instituto Insikiran. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 21 de setembro. O cronograma completo da seleção está disponível no edital.
A Universidade Federal de Roraima oferece 42 cursos de graduação, entre licenciaturas e bacharelados, 10 cursos próprios de mestrado em diferentes áreas, além de programas de doutorado interinstitucionais.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.