Universidade Estadual do Piauí disponibiliza 1000 tablets aos estudantes da instituição
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai oferecer 1 mil tablets para empréstimo a estudantes de graduação. O edital já foi publicado.
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai oferecer 1 mil tablets para empréstimo a estudantes de graduação. O edital de seleção foi publicado nesta semana e faz parte do Programa de Auxílio Inclusão Digital. Os aparelhos poderão ser utilizados pelos estudantes enquanto as atividades acadêmicas presenciais estiverem suspensas, para acompanhamento das aulas remotas.
O benefício é voltado a alunos em situação de vulnerabilidade que não têm acesso à internet ou não possuem equipamentos adequados para participar das atividades não presenciais. O edital da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex) pode ser acessado no site da universidade.
Como solicitar tablets para a universidade do Piauí
As inscrições serão realizadas em duas etapas. A primeira começa hoje (1) e segue até dia 11 de outubro. Os interessados precisam enviar a documentação necessária digitalizada para o e-mail [email protected]. A segunda etapa terá três fases: triagem da documentação enviada, análise da situação socioeconômica e entrevista social, realizada remotamente. Confira os documentos exigidos para a seleção.
- Histórico Acadêmico atualizado e comprovante de Matrícula;
- Cópia do RG e CPF do candidato e demais membros da família;
- Cópias de comprovantes de residência;
- Comprovante de renda familiar, sendo contracheque do mês de agosto, em caso de trabalho formal ou declaração do tipo de atividades (disponível no edital), em caso de trabalho informal;
- Cópia do cartão e extrato bancário atualizado, se for beneficiário de programas sociais;
- Atestado, receita ou laudo médico, em caso de membro familiar com deficiência e/ou doença crônica.
Para conseguir o benefício, é necessário ser estudante de cursos presenciais de graduação da UESPI; estar regularmente matriculado; declarar não possuir acesso à internet e/ou ter acesso de baixa qualidade para o desenvolvimento das atividades; declarar não possuir equipamento adequado para atividades on-line; possuir renda per capta mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Leia mais: Seduc anuncia volta às aulas e ‘sábado letivo’ na rede estadual no Piauí
As vagas estão distribuídas pelos 13 campi da universidade, sendo que a maior quantidade será direcionada será direcionada para as unidades Dra. Josefina Demes, em Floriano; Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba; Prof. Barros Araújo, em Picos e Poeta Torquato Neto, em Teresina. Cada uma vai ofertar 125 aparelhos.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.