Universidade Federal da Paraíba anuncia calendário de voltas às aulas em 2021

A Universidade Federal da Paraíba anunciou a volta às aulas em 2021, porém com calendário equivalente ao segundo semestre de 2020.

A Universidade Federal da Paraíba anunciou a volta às aulas em 2021, porém com calendário equivalente ao segundo semestre de 2020. O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da instituição informou que o período será híbrido com aulas que vão começar no dia 3 de março e seguirão até 3 de julho.

Universidade Federal da Paraíba anuncia calendário de voltas às aulas em 2021

Universidade Federal da Paraíba anuncia calendário de voltas às aulas em 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A reunião sobre a decisão do ensino híbrido aconteceu pela internet no dia 09 de dezembro. As aulas acontecerão na modalidade virtual com algumas aulas remotas em formato presencial.

Para a confirmação do calendário, outras reuniões foram realizadas no dia 10 e 14 de fevereiro. Isso porque o reitor e o conselho estavam decidindo a melhor forma de manter o ensino sem deixar de avaliar os protocolos sanitários e os possíveis riscos.

Leia mais: UFPB divulga abertura de 21 minicursos grátis; saiba mais

De acordo com o que foi decidido, as aulas presenciais acontecerão segundo a determinação e a necessidade de cada curso, preferencialmente, através do ensino virtual. Já as aulas práticas vão utilizar diretamente o ensino híbrido, a depender dos componentes curriculares.

Os encontros presenciais precisam respeitar as normas sanitárias de distanciamento social, distribuição de álcool em gel nas unidades e uso de máscara de proteção individual.

A quantidade de matrículas disponibilizadas deve obedecer a capacidade de alunos inseridos no espaço das aulas e respeitando os protocolos individuais de cada unidade de ensino.

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) será o responsável por avaliar os riscos da volta às aulas, assim como o número de casos do município e os protocolos de biossegurança que precisam ser seguidos.

O período de 2020.2 é de caráter suplementar e não obrigatório. Esta fase não será contabilizada no prazo máximo de conclusão do curso. Também é facultativo o cumprimento da carga horária proposta no calendário 2020.2.

Leia mais: João Pessoa lança DOIS novos concursos públicos para 2021; inscreva-se!

Casos de Covid-19 na Paraíba

O estado da Paraíba já passou de 157 mil casos de contaminação do novo coronavírus e contabiliza mais de 3 mil mortos. O índice de ocupação dos leitos de UTI chegou no percentual de 53%.

Em João Pessoa, a ocupação está em 56% e já registrou mais de 39 mil casos. A capital é o município que mais registrou novos casos nas últimas 24 horas.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0