Preparado para o Enem 2020? Veja dicas de como não ZERAR a redação

Para muitos, a etapa mais temida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) é a redação. O tema da proposta textual sempre é motivo de especulação nos meses que antecedem a prova e pode facilitar o desenvolvimento do texto pelo candidato. Entretanto, é importante estar atento a outras regras para garantir uma boa nota.

Preparado para o Enem 2020? Veja dicas de como não ZERAR a redação
Preparado para o Enem 2020? Veja dicas de como não ZERAR a redação. (Imagem: Divulgação)

Primeiramente, é fundamental que o aluno não fuja da proposta e do tema e saiba como organizar as ideias num texto coerente, geralmente dissertativo.

As competências consideradas para obtenção de nota são: domínio da norma culta da língua escrita; compreensão da proposta da redação; coerência; conhecimento dos mecanismos linguísticos e sugestão de proposta de intervenção para o problema.

Leia mais: Pandemia é assunto do Enem 2020? Saiba como o tema pode ser cobrado na prova

Confira dicas para uma boa nota na redação do Enem 2020

1 – Entender bem a proposta textual

É importante ler atentamente os textos de apoio, a proposta e o tema, procurando seguir o comando durante o desenvolvimento da produção textual. Falhas no entendimento da proposta de redação faz com que muitos estudantes escrevam bons textos, mas sobre um tema equivocado, o que pode zerar a prova.

2 – Manter a estruturar dissertativa

A estruturação do texto é essencial para que o candidato organize os pensamentos e apresente os argumentos de forma clara. Assim, ele precisa seguir a estrutura básica de uma redação dissertativa argumentativa: introdução, desenvolvimento e conclusão contendo proposta de intervenção.

3 – Relacionar informações de outras áreas

Fazer ligações entre o assunto proposto e outras áreas do conhecimento também é fundamental para a redação. Para isso, é válido incluir citações de autores renomados ou pesquisadores de diferentes saberes. Entre os assuntos que costumam agradar os avaliadores estão história, arte e literatura. O objetivo principal é não zerar a redação e garantir uma boa nota, mas alguns estudantes conseguem a proeza da nota máxima, mil pontos, e destacam a importância da leitura prévia e bagagem cultural.

Leia mais: Sem nota do Enem 2020, como fazer a inscrição no SISU ou ProUni 2021?

As provas impressas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e o Enem Digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado está previsto para ser divulgado em março de 2021.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.