Universidade Federal de Sergipe está entre as 10 melhores do país, segundo estudo
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está entre as oito melhores instituições do Brasil e apareceu como a melhor na região do Nordeste.
Segundo o World University Rankings 2021, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está entre as oito melhores instituições do Brasil e apareceu como a melhor na região do Nordeste.
O resultado foi divulgado na quarta-feira (2) pelo Times Higher Education (THE). Antes de tudo, ele é um dos principais rankings universitários do mundo e analisa o desempenho de universidades distribuídas em 93 países desde 2004.
Na pesquisa houveram cinco universidades estreantes, porém, a Universidade Federal de Sergipe foi a única que ficou entre as oito melhores do Brasil, além disso ela foi classificada pela primeira vez na pesquisa.
Leia mais: Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Sergipe
O coordenador da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica Copac, Kleber Fernandes de Oliveira disse o seguinte:
“Existe um prazo e as informações que o THE utiliza são alimentadas pela equipe da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), centralizando dados de todas as unidades acadêmicas”.
E continua:
“A universidade mostra sua qualidade através de uma comparação internacional e os próprios indicadores do governo federal mostram que a UFS tem crescido bastante. É mais uma análise comparativa que reafirma a importância que tem a UFS, não só na produção de conhecimento do ensino, mas também na produção de conhecimento para a ciência”.
Quais foram os critérios para a escolha da UFS?
O estudo levou em conta uma pesquisa que abordava: a perspectiva internacional, o ensino, citações em pesquisas e renda da indústria. É importante relatar a fala feita com muito orgulho e felicidade do vice-reitor da UFS, o Valter Joviniano:
“É uma grande felicidade receber esse resultado de uma instituição externa, que avalia o resultado do trabalho da universidade em termos de ensino, pesquisa e extensão. Isso nos coloca em um ranking dentre universidades de destaque internacional, com ações mostrando a importância e a relevância dos trabalhos realizados dentro da nossa instituição”.
A primeira universidade do Brasil
O ranking da anual Times Higher Education (THE) foi divulgado em julho desse ano. E a Universidade Federal de Sergipe (UFS) apareceu como a 1º do Brasil, ficou em 9º no quesito citações e em demais critérios ficou na posição 62º.
É válido lembrar que a UFS ficou em uma colocação muito próxima de grandes universidades. Por exemplo, a Universidade Autônoma do Chile na posição 61º; a Universidade Federal do Pará na posição 64º; a Universidade Autônoma do México na posição 67º e por último a Universidade Federal de Juiz de Fora na posição 70º.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.