Vestibular IFPE 2021 ganha NOVAS regras por causa da alta dos casos de COVID-19

Nesta quarta-feira (30), o IFPE anunciou que irá cancelar a aplicação da redação para o vestibular 2021.1 para os cursos superiores.

Nesta quarta-feira (30), o IFPE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco) anunciou que irá cancelar a aplicação da redação para o vestibular 2021.1 para os cursos superiores. O Instituto irá adotar novas regras de ingresso no Ensino Superior por conta da crescente onda de casos da Covid-19 no estado. A prova de redação seria aplicada presencialmente, mas foi suspensa pelo registro de novos casos do novo coronavírus.

Vestibular IFPE 2021 ganha NOVAS regras por causa da alta dos casos de COVID-19 (Imagem: Reprodução/IFPE)

Vestibular IFPE 2021 ganha NOVAS regras por causa da alta dos casos de COVID-19 (Imagem: Reprodução/IFPE)

Com a decisão, o IFPE decidiu adotar outra forma de ingresso na instituição, os estudantes que desejam entrar nos cursos superiores do IFPE terão duas opções de ingresso: através da nota do Enem, podendo ser consideradas as edições dos anos 2015 a 2019, ou através da análise direta do histórico escolar do Ensino Médio.

“Depois de muitos estudos sobre os formatos que respeitassem as medidas sanitárias exigidas pelo momento, excluímos do processo de ingresso 2021.1 todas as etapas presenciais de seleção”, disse o IFPE em comunicado oficial.

Leia mais: Pernambuco PRORROGA estado de calamidade pública até 2021; entenda

A previsão é de que até o dia 22 de janeiro de 2021 os editais sejam divulgados para o preenchimento de 4.830 vagas destinadas a adolescentes, jovens e adultos nos cursos técnicos e superiores, distribuídas em 16 campi.

“É fundamental que os interessados fiquem atentos aos prazos e às datas limites para cada etapa da seleção e preparem os documentos necessários com o máximo de antecedência possível. Em nossos canais de comunicação (site e perfis em mídias sociais), estaremos lembrando os prazos do cronograma e destacando as etapas correntes do processo, buscando sanar eventuais dúvidas e questionamentos”, complementou o IFPE.

Processo de seleção dos cursos técnicos permanece 

O processo de ingresso nos cursos técnicos nas modalidades Integrado e Subsequente está mantido, pois o processo de seleção para os cursos técnicos integrados irá acontecer mediante análise do histórico escolar nas disciplinas de português, matemática, história e geografia ou disciplinas equivalentes no ensino fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente.

Para os cursos técnicos subsequentes são analisadas as notas das disciplinas de língua portuguesa e matemática, cursadas no 1º e 2º ano do ensino médio ou equivalente.

“Esse nosso posicionamento objetiva não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia”, informou o IFPE.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0