UPE dá chance EXTRA para quem usar nota do Enem nos cursos de saúde
Nesta quinta-feira (26) foi aprovado um bônus na nota para os estudantes ingressarem nos cursos de medicina, odontologia e direito, na UPE
Nesta quinta-feira (26), foi aprovado um bônus de 10% na nota para os estudantes ingressarem nos cursos de Medicina, Odontologia e Direito na Universidade de Pernambuco (UPE) por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em conseguir a chance extra precisam cumprir alguns critérios para a inscrição através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será aberto em 2021.
Os alunos que desejarem a chance de serem contemplados devem se inscrever em unidades de ensino pré-determinadas, pois será levado em conta o critério regional, tanto para local de estudo quanto de residência.
Segundo informou o pró-reitor de Graduação, professor Ernani Martins, ao Jornal do Commercio, os alunos precisarão ter cursado ensino médio em escola pública ou privada na região onde pretende fazer a faculdade. Precisa também morar na mesma área onde fica a unidade da UPE em que o curso será realizado.
Leia mais: Eleições 2020: No Recife, João Campos ULTRAPASSA Marília Arraes, diz Ibope
Nos casos de Garanhuns e Serra Talhada e Arcoverde, é necessário ter feito o ensino médio e ser residente no Agreste e no Sertão, respectivamente.
“Esse é um processo que já estávamos avaliando para os cursos de grande demanda. O bônus de 10% vale para quem estudou em escola pública ou privada, sendo diferente das cotas já existentes”, afirmou Martins.
O novo formato de seleção foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), um dos órgãos colegiados da UPE. O aluno egresso de escola pública ainda pode concorrer por sistema de cotas, que reserva 20% das vagas. São 210 vagas para o curso de medicina e 100 oportunidades para direito e odontologia, cada.
Leia mais: MEC passa a receber denúncias de RECUSA de matrículas de alunos com deficiência; entenda
Veja os cursos por região para critério de seleção
Serão contemplados com o bônus os alunos que queiram estudar Medicina e que realizarem inscrição nos seguintes locais:
- Recife;
- Garanhuns, no Agreste;
- Serra Talhada, no Sertão.
Para o curso de Odontologia, serão contemplados aqueles que se cadastrarem nos municípios:
- Camaragibe, no Grande Recife;
- Arcoverde, no Sertão.
Já para a graduação em Direito, o bônus valerá para quem fizer Enem nas seguintes cidades:
- Recife;
- Arcoverde.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.