Meu INSS: Veja o passo a passo para agendar serviços do órgão

O INSS oferece o serviço de exigência expressa para a entrega de documentos. O serviço está disponível desde julho de 2020.

O Instituto Nacional do Seguro Social-INSS oferece o serviço de exigência expressa para a entrega de documentos. O serviço está disponível desde julho de 2020, mas por conta da pandemia do novo coronavírus ele foi adotado de forma remota desde março.

Veja o passo a passo do agendamento de serviços do INSS

Veja o passo a passo do agendamento de serviços do INSS (Imagem: Reprodução Rádio Fraiburgo)

Exigência Expressa

Com a exigência expressa o segurado coloca toda a sua documentação dentro de um envelope pardo, em seguida ele deposita o envelope dentro de uma urna que fica na entrada das agências do INSS. A agência escolhida pode ser mais próxima de sua residência. Todos os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos no sistema, assim os colaboradores do INSS dão continuidade no processo.

O serviço é uma alternativa para os segurados que querem evitar filas e aglomerações nas agências do INSS e também um meio de proteção a vida das pessoas, já que ao realizar a documentação o segurado não tem contato físico e também não acessa o interior da agência. Além do mais, nenhum protocolo ou recibe de documentação é entregue ao segurado.

O novo serviço do INSS é uma modalidade complementar para quem precisa cumprir algumas exigências. Essas exigências são quando a pessoa solicita um serviço ou benefício, porém, durante a análise do serviço solicitado são exigidos alguns documentos adicionais para a conclusão do serviço.

Ou seja, essas documentos podem ser entregues por meio do serviço exigência expressa. Todos os documentos solicitados pelo INSS são apenas as cópias para reconhecimento inicial de direito, manutenção ou revisão, tais como entrega de documentos por convocação, cumprimento de exigência etc.

O serviço não se aplica para documentações de cumprimento da exigência de requerimento auxílio-doença com documento médico e também aos pedidos de antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença. Para esses serviços os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Leia mais: Número de empregados atinge menor índice desde 2012, segundo Caged

Agendamento de serviços do INSS

Para utilizar o serviço é preciso fazer o agendamento pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao fazer o agendamento é preciso ter em mãos o número do protocolo ou benefício do serviço em análise e também o nome e CPF da pessoa vai depositar o envelope na urna.

O envelope deve ser identificado pelo lado de fora com os dados: nome completo; CPF; endereço completo; telefone (mesmo que para recado); e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da Exigência Expressa.

Para verificar quais são os documentos pendentes é só acessar o Meu INSS e clicar em Agendamentos/Solicitações. Depois de ter localizado o processo clica nele, em seguida no ícone da lupa que fica no canto superior direito que detalhar o requerimento.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0