Aposentadorias do INSS em 2021 poderão ter NOVAS regras; entenda

Com a reforma da Previdência o benefício da aposentadoria do INSS em 2021 será alterado a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

Com a reforma da Previdência as condições mínimas para ter o benefício da aposentadoria do INSS em 2021 serão alteradas a partir do dia 1º de janeiro de 2021. Algumas dessas mudanças são: o aumento da idade mínima por tempo de contribuição e por idade e também à elevação da pontuação mínima.

Aposentadorias do INSS em 2021 poderão ter NOVAS regras; entenda

Aposentadorias do INSS em 2021 poderão ter NOVAS regras; entenda (Imagem: Jornal O Norte)

As novas regras da aposentadoria em 2021 foram alteradas pela Emenda Constitucional nº 103. Nela está a idade mínima nas aposentadorias e as regras de cálculo. Conforme explicado pela própria emenda, existem normas que mudam há cada ano.

Dentro de todas as regras apenas duas não mudaram: a que dá direito aos pedágios de 50% ou 100%. As mudanças da aposentadoria começam a partir do dia 1º de janeiro. Veja abaixo como ficará as novas regras dentro de cada caso.

Aposentadoria por idade

Como é hoje: Mulheres precisam ter 60 anos e seis meses de idade, além de 15 anos de contribuição ao INSS, para ter direito à aposentadoria.

Como fica em 2021: Será necessário, para as mulheres, ter 61 anos, com a manutenção do tempo mínimo de 15 anos de contribuição.

Para os homens, a idade mínima não muda. Assim como antes, eles poderão se aposentar aos 65 anos de idade, também com tempo mínimo de contribuição de 15 anos.

Pontuação mínima do INSS

Como é hoje: Somando idade e tempo de contribuição, é necessário que mulheres atinjam 87 pontos; enquanto os homens devem atingir 97.

Como fica em 2021: Com a mudança a partir de 1º de janeiro, mulheres devem ter um total de 88 pontos e homens devem possuir 98.

Idade mínima progressiva

Como é hoje: Valendo para todos no mercado de trabalho, essa regra só vale com o tempo mínimo de contribuição alcançado. Até o fim deste ano, mulheres podem se aposentar com 56 anos e seis meses, enquanto homens se aposentam com 61 anos e seis meses.

Como fica em 2021: A partir do próximo ano, as idades mínimas passam a ser 57 anos e 62 anos, respectivamente, para mulheres e homens.

Leia mais: Com inflação maior, teto do INSS em 2021 chega a um valor surpreendente; confira

Professores

Como é hoje: Ainda na regra de pontuação mínima, somando idade e tempo de contribuição, professoras necessitam de 82 pontos e professores precisam de 92.

Como fica em 2021: No ano que vem, os pontos necessários passam para 83 e 93. Assim, a idade mínima também sobe, e professoras precisarão da idade mínima de 52, que antes era de 51 anos e seis meses. Enquanto isso, professores terão que ter idade mínima de 57, que antes era de 56 anos e seis meses.

Servidores Federais do INSS

Como é hoje: No caso dos servidores, é necessário cumprir, ao mesmo tempo, idade mínima e pontuação mínima. Entre os homens, são necessários 97 pontos com 61 anos em 2020. Entre as mulheres, são necessários 87 pontos com 56 anos.

Como fica em 2021: O número de pontos sobe para 98 também com 61 anos, no caso dos homens; para as mulheres, o número de pontos salta para 88 também com 56 anos

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0