Veja regras para o ingresso nas vagas remanescentes do FIES 2020.2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras para interessados nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras para interessados nas vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre deste ano. A quantidade de oportunidades e os prazos para inscrição não foram anunciados.

Veja regras para o ingresso nas vagas remanescentes do FIES 2020.2

Veja regras para o ingresso nas vagas remanescentes do FIES 2020.2. (Imagem: Reprodução Google)

As oportunidades são aquelas que não foram ocupadas com o processo seletivo regular, por desistência dos candidatos ou falta problemas na contratação do financiamento, como falta de documentação. A seleção foi realizada em julho e agosto e ofertou mais de 30 mil vagas em instituições privadas de ensino.

Como se inscrever para vagas do Fies

Quando as inscrições forem reabertas, os candidatos poderão acessar a página do Fies e declarar interesse nas vagas. No site, também é possível conferir o cronograma do processo seletivo, as universidades participantes, cursos e turnos e a modalidade de financiamento.

Para participar, o candidato precisa ter atingido pelo menos 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e não pode ter zerado a redação. Os critérios de renda estão disponíveis no site. O programa tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por faculdades privadas. O Fies foi criado em 1999 e é ofertado em duas modalidades desde 2018.

Leia mais: Universidade Federal de Sergipe está entre as 10 melhores do país, segundo estudo.

A primeira é operada pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, ou seja, menos de R$ 3.135; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

A segunda, conhecida como Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros, porém relativamente baixos. Oferta vagas a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, ou seja, menos de R$ 5.225.

O resultado da pré-seleção do Fies foi divulgado pelo MEC no dia 4 de agosto. Os candidatos aprovados tiveram até dia 6 para entregar a documentação e confirmar a matrícula. A lista de espera foi aberta no dia 4 e encerrada no dia 31 de agosto.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0