3,5 empresas encerram atividades no comércio de Rondônia, aponta pesquisa

Um levantamento com o intuito de fazer um raio-x no comércio indicou que entre janeiro e junho de 2020, 3.500 empresas de Rondônia encerraram as atividades.

Um levantamento realizado pela Junta Comercial (Jucer) com o intuito de fazer um raio-x no comércio indicou que entre janeiro e junho de 2020, 3.500 empresas de Rondônia encerraram as atividades.

3,5 empresas encerram atividades no comércio de Rondônia

3,5 empresas encerram atividades no comércio de Rondônia. (Imagem: site Uol).

Dados apontam que o número é bastante expressivo. Todavia ele ainda é menor do que o registrado no período de janeiro a junho do ano passado. Na época 3.887 estabelecimentos fecharam as portas.

O presidente da Jucer José Alberto Anísio informou que não significa dizer que o empresário fechou o estabelecimento de vez devido à crise do Covid-19. A estimativa é de que alguns donos de estabelecimentos possam ressurgir com outro segmento de comércio.

Anísio revelou ainda que existem também aqueles estabelecimentos que já estavam inativos há um certo tempo, contudo, não deram baixa para encerrar de vez as atividades.

Leia mais: Equipamento instalado em shopping faz a desinfecção das compras do clientes

A nível municipal a pesquisa revelou que o número de empresas que encerrou as atividades na capital Porto Velho também regrediu.

O presidente da Jucer José Alberto Anísio aponta que foram 1.115 no período de janeiro a junho de 2019, contra 1.000 nos primeiros meses de 2020.

Especialistas analisam comércio do Brasil

Após os dados terem sido divulgados, especialistas começaram a traçar uma avaliação sobre o cenário. O economista Otacílio Moreira afirma que a situação ainda é considerada privilegiada, se comparado a outras cidades do país.

O especialista em economia afirmou ainda que uma recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que um setor que tem mantido os mesmos números de 2019. Já o mercado formal está apresentando dificuldades devido à crise econômica provocada pela pandemia.

Covid-19 em Rondônia

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) no último dia (20) segunda-feira, apontou que em Rondônia existem 29.801 casos confirmados do novo coronavírus. As mortes chegam a 710.

O levantamento é feito a partir das secretarias municipais das cidades. O boletim registrou ainda que a capital, Porto Velho, não repassou dados referentes a novos casos.

Apenas o número de óbitos foi encaminhado à Sesau para a divulgação do último boletim. Até a última segunda-feira, era de 77,3% a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva UTI.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0