75 mil mesários devem auxiliar nas eleições 2020 no Ceará

O Tribunal Eleitoral do Ceará divulgou que mais de 75 mil mesários que devem auxiliar a Justiça Eleitoral do Ceará nas eleições municipais de 2020.

O Tribunal Eleitoral do Ceará divulgou que mais de 75 mil mesários que devem auxiliar a Justiça Eleitoral do Ceará nas eleições 2020. Os candidatos serão convocados através de uma forma diferente, por meio da tecnologia. Já os profissionais já cadastrados precisam atualizar os dados pessoais no site do Tribunal Eleitoral do Ceará e aguardar as cartas convocatórias por e-mail ou WhatsApp.

75 mil mesários devem auxiliar nas eleições 2020 no Ceará

75 mil mesários devem auxiliar nas eleições 2020 no Ceará (Imagem: Reprodução Google)

A tecnologia já foi utilizada como uma alternativa em outro ano. Em 2018, a convocação dos cartórios eleitorais aconteceu através de endereço de email. Porém, a medida não chamou muita atenção. A adesão foi baixa, principalmente no interior do Ceará

Para as eleições deste ano, a Corregedoria Regional Eleitoral concedeu a adesão do aplicativo de mensagem. A medida, de acordo com o TRE-CE, reduzirá custos relacionados ao envio de correspondência através dos Correios.

Segurança sanitária será foco devido ao coronavírus

Para as eleições 2020, a segurança sanitária dos profissionais envolvidos será fundamental. As medidas de proteção para os colaboradores serão tomadas, segundo a Justiça Eleitoral cearense. Máscaras e álcool em gel, para resguardar a saúde de eleitores e servidores serão disponibilizados.

Algumas ações já estão sendo providenciadas para evitar a contaminação. Esta semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral Luís Roberto Barroso determinou a exclusão da necessidade da identificação biométrica. Outra medida foi o adiamento das eleições 2020. A determinação é de que o primeiro turno será no dia 15 de novembro. Já o segundo turno ocorrre no dia 29 de novembro.

Leia Mais: TSE veta biometrias nas eleições 2020 em razão da pandemia

Veja os benefícios de ser mesário nas eleições 2020

Entre os benefícios para os mesários que auxiliarem nas eleições 2020 estão: dispensa do trabalho pelo dobro de dias prestados à Justiça Eleitoral, vale-refeição para os dias em que o voluntário será mesário, vantagem em desempate de concurso público, caso conste no edital, além de certificado.

Para participar como voluntário, o TRE do Ceará orienta que a pessoa interessada busque o site da instituição e preencha o formulário com e-mail e aplicativo de mensagem. Qualquer dúvida basta enviar um e-mail para [email protected].

É necessário, entretanto, estar atento também às regras para o cadastro. São elas:

  • Não podem ser nomeados presidentes e mesários menores de 18 anos;
  • Parentes em qualquer grau de servidores da mesma repartição pública ou empresa privada na mesma Mesa, Turma ou Junta Eleitoral
  • Candidatos, cônjuges e parentes destes mesmo que por afinidade, até segundo grau;
  • Membros de diretórios de partidos com função executiva em exercício;
  • Autoridades e agentes policiais, bem como funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo;
  • Pessoas que já pertencem ao serviço eleitoral.
Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0