IPVA 2021 da Bahia terá REDUÇÃO no valor e DESCONTOS em pagamentos antecipados

Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) anunciou que os contribuintes pagarão menos tributos no pagamento do IPVA 2021 da Bahia.

De acordo com a portaria da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), os contribuintes pagarão menos tributos no pagamento do IPVA 2021 da Bahia. O percentual de redução foi em um índice 3,2% em média e também foi divulgado o calendário de pagamento do imposto.

IPVA 2021 da Bahia terá REDUÇÃO no valor e DESCONTOS em pagamentos antecipados

IPVA 2021 da Bahia terá REDUÇÃO no valor e DESCONTOS em pagamentos antecipados (Imagem: Reprodução / Jornal O Norte)

O IPVA é um imposto de pagamento obrigatório que deve ser pago anualmente. Quando se aproxima o final o ano, os Detran dos estados e as Secretarias da Fazenda realizam a divulgação das datas e permite o pagamento com desconto e de forma parcelada.

De acordo com o Governador do Estado, Rui Costa, o tributo dos automóveis sofrerão uma redução significativa de 5%. Entre os veículos que sofreram redução percentual estão:

  • 4,7% dos ônibus e microônibus;
  • Os caminhões passaram de 2,7% para 1,8%;
  • 1,7% para motos.

Leia mais: IPVA 2021: Entenda TUDO sobre funcionamento do imposto

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que foi responsável pelas pesquisas levando em consideração os preços do mês de outubro de 2020. O estado da Bahia possui aproximadamente 2 milhões de veículos e o tributo configura como sendo a segunda maior fonte tributável do Estado.

De acordo a Constituição Federal, o valor recolhido é direcionado metade para o município onde houve o emplacamento e 50% para o estado pelo qual foi realizado o pagamento.

O IPVA 2021 Bahia possibilita facilidades de pagamento e descontos para cota única. Quem realizar a quitação do débito à vista e de forma antecipada, recebe um desconto de 10%. Porém, os contribuintes que escolherem seguir o calendário e pagar o valor na data divulgada e, se o pagamento for à vista, recebe um desconto de 5%.

O prazo limite para o pagamento com desconto de 10% é 10 de fevereiro. Já para o desconto de 5%, a data limite do pagamento varia de acordo com o final da placa do veículo, isto é, esse pagamento coincide com a data da primeira das três cotas de parcelamento do débito. O valor pode ser pago nos bancos: Brasil, Bradesco, Bancoob e precisa apresentar o número do Renavam.

As multas, débitos ou qualquer pendência junto ao Detran-BA precisa ser paga antes da data de vencimento da última parcela do tributo. Para ter acesso ao boleto de pagamento, deve acessar no site oficial da Secretaria da Fazenda.

Leia mais: Papai Noel dos Correios: Últimos dias para adotar cartas; saiba como fazer

Calendário de pagamento

IPVA 2021 da Bahia terá REDUÇÃO no valor e DESCONTOS em pagamentos antecipados

IPVA 2021 da Bahia terá REDUÇÃO no valor e DESCONTOS em pagamentos antecipados (Imagem: Ascom/Sefaz-BA)

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0