Prefeitura de Teresina anuncia retorno de alguns setores do comércio atacadista e varejista

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), anunciou que as atividades do comércio atacadista e varejista serão retomadas em 27 de julho.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), anunciou que as atividades do comércio serão retomadas em 27 de julho. A decisão abrange os setores atacadista e varejista, exceto os shoppings e outros estabelecimentos de bens não duráveis, que devem reabrir no mês de agosto.

Prefeitura de Teresina anuncia retorno de alguns setores do comércio atacadista e varejista

Prefeitura de Teresina anuncia retorno de alguns setores do comércio atacadista e varejista. (Imagem: PMT)

Segundo o prefeito, os critérios avaliados para a retomada das atividades econômicas têm sido positivos, mas é necessário o engajamento de toda a população e dos empresários para que garantir a segurança dos envolvidos. O distanciamento social, o uso de máscaras e de álcool em gel continuam sendo recomendados.

A diferenciação entre os setores será feita por questão de segurança e contato, de acordo com Filho. O varejo de bens não duráveis, que inclui os shoppings, exige contato pessoal mais intenso entre vendedor e cliente, por isso será liberado posteriormente.

Determinações para a retomada do comércio

Antes de retornar, as empresas deverão fazer testes em todos os trabalhadores para detectar a Covid-19 e continuar acompanhando o estado de saúde deles.

As medidas de isolamento social continuam válidas em todo o estado. Aulas em escolas e universidades, algumas atividades comerciais, esportivas e serviços em geral continuam suspensos por tempo indeterminado. Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados estão mantidos, mas com restrições.

O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios também estão liberados, com regras específicas, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis.

Leia mais: Pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial para quem recebe Bolsa Família começa dia 20

O uso de máscaras em locais públicos é obrigatório em todo o estado. Ônibus e veículos particulares estão sendo abordados por policiais nas fronteiras. Quem descumprir os decretos estaduais pode ser penalizado com multa e até prisão.

O Piauí acumula 34.156 casos confirmados de Covid-19 e 992 mortes. Teresina tem 12.634 casos e 555 óbitos pela doença. Os dados são do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). No último final de semana, o estado e a capital atingiram os maiores índices de isolamento social do país.

Os dados são da startup Inloco, que monitora o comportamento da população e utiliza os dados como ferramenta para auxiliar no combate à pandemia. No ranking, o Piauí chegou a 48,59 % de isolamento social, enquanto Teresina atingiu 51,79%.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0