Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia elétrica no Maranhão

Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia elétrica no Maranhão e famílias devem sofrer aumento nas contas da Equatorial Energia.

Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia elétrica no Maranhão e famílias devem sofrer aumento nas contas da Equatorial Energia. A alteração faz parte da Revisão Tarifária Periódica da Equatorial, discutida em 18 de junho deste ano. A empresa divulgou como ficaram os números atuais!

Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia elétrica no Maranhão

Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia elétrica no Maranhão (Foto: Reprodução Google)

Na última terça-feira (24), foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento de novas tarifas no consumo de energia elétrica no Maranhão. O reajuste deve entrar em vigor no próximo sábado (28), e a responsável pelo fornecimento de eletricidade na região, a Equatorial Maranhão, dispõe da responsabilidade. 

Atualmente, 217 municípios maranhenses são atendidos pela empresa e aproximadamente 2,5 milhões de unidades como casas, fábricas e etc serão afetadas pelo reajuste deste mês. Apesar da novidade, a discussão já tinha sido declarada em consulta pública, pela Revisão Tarifária Periódica da Equatorial. 

“A revisão proposta foi impactada, em especial, pelos custos com encargos setoriais, além de despesas relacionadas às atividades de distribuição, transmissão e aquisição de energia.

É importante destacar que os índices em consulta são preliminares. Os valores definitivos serão aprovados após análise das contribuições recebidas e entrarão em vigor a partir de 28 de agosto de 2021.” divulgou a empresa em nota, no dia 18 de junho de 2021. 

As razões primárias do reajuste foram os custos com encargos setoriais e aquisição de energia, que impactaram diretamente na produção e consequentemente na distribuição para a população maranhense. 

Assim, a mudança já foi aprovada e os números divulgados em:

  • Consumidores residenciais (B1): 1,69%
  • Alta tensão em média: 5,99%
  • Baixa tensão em média: 2,23%
  • Efeito médio para o consumidor: 2,79%

Leia mais: Em Macapá, famílias são retiradas de área pública invadida na Zona Norte

Tarifas mais baixas para famílias de baixa renda

O benefício Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é oferecido pelo Governo Federal para famílias de baixa renda. O objetivo principal é auxiliar casas com a redução das contas de energia elétrica. 

No Maranhão, a Equatorial Energia, empresa responsável pela distribuição de energia, contabilizou mais de 24 mil novas famílias em 2021 cadastradas no programa. Ao todo, são 950.821 beneficiários em todo o Estado.

 “Hoje já temos mais de 950 mil famílias recebendo este importante benefício em todo o Estado, mas nossa busca ainda não terminou, pois ainda há muitas famílias que podem receber esse desconto e não se cadastraram, ou estão com NIS (Número de Identificação Social) desatualizado.

Nosso foco é conseguir alcançar as 225 mil famílias que podem pagar uma conta mais barata, mas ainda não tiveram acesso a este benefício.(…)” destacou a gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0