Carteira de Estudante Digital: Como garantir Meia-Entrada

Conheça a carteira de estudante digital e veja para que serve esse documento. Clique para conferir todos os detalhes!

A carteira de estudante digital é uma facilidade para muitos alunos brasileiros. Isso porque, com ela, você consegue ter acesso a diversos benefícios, como descontos em cinemas, shows, entre outras opções.

Por isso, você precisa ter em mãos esse documento, para garantir sua meia-entrada em diversos estabelecimentos.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre a carteirinha, além de outras informações necessárias.

O que é a carteira de estudante digital?

A carteira de estudante digital é um documento, no qual possibilita que os alunos possam verificar sua condição de estudante de forma digital. 

Saiba que ela é uma versão eletrônica da tradicional carteira de estudante, onde pode ser acessada de formas simples e fácil pela internet.

Além disso, é importante ressaltar que a carteira também é conhecida por DNE, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

Veja Também

Descontos em Shows com ID Jovem

Matricule seu Filho de Forma Simples

Desconto nas Passagem de Ônibus

Programa Jovem Aprendiz 2023

Com ela, você possui diversas facilidades na hora de realizar suas compras, por disponibilizar descontos em estabelecimentos, como:

  • Cinemas;
  • Teatros;
  • Restaurantes;
  • Lojas;
  • Entre outros. 

Além disso, a carteirinha também pode ser utilizada para verificar a condição de estudante em eventos e atividades escolares.

Vale ressaltar que esse documento digital é propriedade das entidades estudantis, como as Uniões e Diretórios Acadêmicos.

Como funciona a carteira de estudante digital?

Mas afinal, como funciona a carteira digital? Então, ela é bem simples de utilizar, sendo utilizada exclusivamente através da internet pelos estudantes brasileiros.

Ou seja, esse documento funciona por meio de um aplicativo ou plataforma web, que permite aos estudantes gerar e exibir sua identidade estudantil em formato digital.

Além disso, a carteira é composta por informações pessoais do estudante, para garantir mais segurança ao aluno. Entre essas dados, estão:

  • Nome do aluno;
  • Nome da instituição de ensino;
  • Curso ou série dos estudantes;
  • Data de validade;
  • Foto do estudante.

Além disso, é importante ressaltar que algumas dessas carteiras digitais também incluem um código QR. 

Dessa forma, pode ser lido por dispositivos móveis para verificar a segurança do documento, uma facilidade para o dia a dia.

Fonte: Google – Portal ANPG

Contudo, para você ter acesso à carteira, é necessário que o estudante cumpra com algumas exigências estabelecidas pelo órgão responsável.

Assim, você consegue realizar a sua solicitação da carteira estudantil digital, através de uma entidade estudantil.

Para que serve esse documento digital?

O documento possui diversas funcionalidades, que os estudantes podem ter acesso, principalmente na hora de entrar em eventos.

Por isso, uma das suas primeiras funcionalidades é garantir descontos em diversos estabelecimentos comerciais, culturais e de lazer.

Entre as suas principais funções, estão as seguintes funcionalidades do documento:

  • Descontos em cinemas, teatros, shows, museus, parques temáticos;
  • Descontos em livrarias, papelarias, lojas de informática e outros estabelecimentos de produtos e serviços voltados aos estudantes;
  • Acesso à meia-entrada em eventos culturais, como shows, espetáculos teatrais e cinemas;
  • Facilidade de identificação em eventos estudantis, como congressos, feiras, etc;
  • Possibilidade de utilizá-lo como comprovante de matrícula em processos seletivos e concursos públicos.

O processo é bem simples, você só precisa apresentar o documento digital para comprovar o seu status de estudante, no ato da compra ou da entrada.

Por isso, é fundamental que todos os estudantes solicitem sua carteira digital, para garantir os seus mais diversos benefícios 

A carteira digital tem validade?

Sim, ela tem. Essa é uma das principais informações que você precisa se atentar, para evitar qualquer contratempo durante o seu uso.

Portanto, saiba que a validade desse documento digital é a mesma da carteira física do estudante. 

Contudo, essa validade é de um ano, contado a partir da data de sua emissão. Após esse período, é necessário solicitar uma nova carteira para continuar utilizando legalmente.

Além disso, é importante ressaltar que  ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como um documento válido para a comprovação da condição de estudante.

Como fazer a carteirinha?

Agora que você já sabe como funciona a carteira estudantil digital, o próximo passo é garantir a sua em mãos.

Dessa forma, você tem acesso a todos os benefícios oferecidos pela carteira de estudante digital oferecida pelo Ministérios da Educação.

Quer saber como fazer? Então, clique no botão abaixo e confira um conteúdo, mostrando todo o passo a passo completo da solicitação.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0