No Ceará, pais de alunos participarão de debate para estipular retorno das aulas presenciais
Pais de estudantes de escolas públicas e privadas do Ceará vão participar de discussões sobre a retomada das aulas presenciais.
Pais de estudantes de escolas públicas e privadas do Ceará vão participar de um encontro com autoridades do governo para debater sobre a retomada das aulas presenciais. De acordo com o secretário executivo da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e coordenador do plano de retomada, Flávio Ataliba, os responsáveis serão consultados para relatarem preocupações em relação ao impasse do retorno.
O governador do estado, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vão participar do debate, que está programado para esta semana. No Ceará, as atividades presenciais estão suspensas desde março nas escolas, devido à pandemia do novo coronavírus.
Segundo a assessoria da Seplag, os representantes a serem ouvidos são de uma associação. O secretário explicou que a discussão foi levada aos pais somente agora, quando 95% da economia do estado já retomou suas atividades. Para ele, as decisões envolvem diversos órgãos, como Governo do Estado, Ministério Público ou Defensoria Pública, e devem atingir toda a coletividade.
Conselho de Educação do Ceará defende permanência do ensino remoto
O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) emitiu um parecer orientando a continuidade do ensino remoto em instituições de educação básica, educação profissional técnica de nível médio e educação superior até 31 de dezembro de 2020.
Para a entidade, a escolha pela modalidade remota deve ser mantida pelas redes de ensino pública e privada mesmo que haja autorização para a retomada das atividades presenciais, “por precaução e para preservação da vida”.
Leia mais: Governo do Ceará prevê data de anúncio do plano para retorno de aulas, academias e bares.
O documento foi elaborado por uma comissão relatora específica e destaca que o objetivo é somar estratégias para o sistema de ensino do estado no momento de pandemia, evitando perdas para alunos, professores e familiares.
O governador Camilo Santana anunciou que a avaliação sobre a retomada das aulas presenciais segue nesta semana e que ainda não dá data para retorno. Segundo ele, o governo está monitorando a situação para estabelecer prazos e protocolos que garantam segurança.
O Ceará acumula 7.454 mortes decorrentes da Covid-19 e 159.953 casos confirmados, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). O número de pacientes recuperados chegou a 131.816.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.