Reabrem hoje (10) as praças de alimentação dos shoppings em Salvador-BA

O prefeito de Salvador, ACM Neto, confirmou a liberação das praças de alimentação dos centros comerciais e shoppings para hoje.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, confirmou a liberação das praças de alimentação dos centros comerciais e shoppings centers para esta segunda-feira (10). Os locais poderão funcionar com 50% da capacidade de público, como previsto na progressão de etapa da fase 1 de reabertura econômica. A decisão considera a taxa de ocupação de leitos de UTI, que está abaixo de 70% há cinco dias.

Reabrem hoje (10) as praças de alimentação dos shoppings em Salvador-BA

Reabrem hoje (10) as praças de alimentação dos shoppings em Salvador-BA. (Imagem: Google)

A expectativa agora é para a autorização do início da fase 2, que inclui bares, restaurantes, academias, salões de beleza e museus. O prefeito lembrou que a liberação não garante o funcionamento efetivo dos estabelecimentos, que podem voltar a fechar se houver problemas. Além disso, a taxa de ocupação de leitos para tratamento da Covid-19 está em constante oscilação e pode representar um alerta para fechamento.

Reabertura de shoppings em Salvador

ACM Neto também lembrou que cada uma das três fases possui etapas que precisam ser respeitadas. “Por enquanto só vai ter essa progressão (das praças de alimentação). As igrejas querem aumentar a ocupação, eu pedi calma” reforçou. A contagem para a fase 3 só vai começar quando a fase 2 for aberta, ou seja, amanhã (11).

Sobre a reabertura de praias, o prefeito afirmou que a decisão só será tomada depois de uma análise do impacto que a fase 2 terá na cidade. Segundo ele, por enquanto também não há possibilidade de retomada de aulas.

O trabalho de fiscalização dos protocolos de segurança terá reforço da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Ao todo, são mais de 20 mil estabelecimentos entre bares e restaurantes que precisam adotar regras de higiene e distanciamento.

Leia mais: Salvador avança e vai para segunda fase de flexibilização do comércio; confira.

“É uma tarefa mega complicada, mas nós vamos fazer e precisamos do apoio de todo cidadão para isso. Cada um também tem que ser fiscal do funcionamento de bares e restaurantes. Vamos estar com uma lupa”, afirmou Neto. Mesmo com a liberação, o comércio dos bairros que estão com medidas restritivas não poderá abrir.

Em Salvador, há 62.176 casos confirmados de Covid-19 e 1.983 mortes. O site oficial do município mostra todos os dados e informes, incluindo decretos municipais e plano de retomada.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0