IBGE afirma: Brasil perdeu 1,9 mi de trabalhadores informais e desemprego tem alta de 20,9%
Segundo o IBGE: Entre os meses de maio e junho o número de desempregados subiu 20,9 %. O Brasil perdeu 1,9 mi trabalhadores informais.
Entre os meses de maio e junho o número de desempregados subiu. O Brasil perdeu 1,9 mi trabalhadores. A região Sudeste foi a que apresentou maior aumento.
Segundo dados apresentados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número de brasileiros desempregados subiu 20,9% nos meses de maio e junho desse ano. Além disso, no período de três meses o Brasil perdeu 1,9 milhões de trabalhadores informais.
Para o economista João Leal, a situação tende a piorar: “A volta das pessoas para a força de trabalho, por um lado, e a continuidade das demissões, por outro lado, devem continuar pressionando pela piora dessa taxa”.
Como foi realizada a pesquisa?
O IBGE, geralmente faz uso tanto de pesquisas a distância, por telefone, quanto presenciais. No entanto, dada a atual situação de isolamento social, o Instituto optou por realizar a coleta de dados por meio do telefone.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do COVID19 visa a coleta de dados sobre os impactos da pandemia na vida do brasileiro. O foco central da pesquisa é a saúde, contudo outros aspectos também são investigados, como o desemprego.
Brasil perdeu mais trabalhadores informais no último mês
De acordo com a pesquisa, o Brasil fechou o mês de julho com 2,1 milhões de desempregados a mais que no mês de maio. Se comparado ao mês de junho, o índice de desemprego no país passou de 12,4% para 13,1%.
Leia mais: IBGE afirma que 3,1 mi de brasileiros perderam o emprego desde maio deste ano
Sudoeste tem maior alta, enquanto a Centro-oeste a menor, ao todo são 1,9 mi trabalhadores
Os dados apresentados na Pnad apontam que entre as regiões brasileiras, foi o Sudeste quem mais sofreu com o desemprego, passando de 4,7 milhões de desempregados em maio para 5,8 milhões em julho.
Por outro lado, a região Centro-oeste se destacou por ter a apresentado o menor número, passando de 927 mil em maio para 973 mil de desempregados em julho.
Informalidade em queda no último trimestre
A informalidade, alternativa utilizada por muitos brasileiros, teve uma queda significativa, como apontam os dados.
- Em maio eram 29,3 milhões de empregados informais;
- No entanto, no mês de junho houve queda e passou para 29 milhões;
- Já em julho, o número de trabalhadores informais caiu para 27,4 milhões.