Rio Branco em chamas! Município no Acre está entre os 10 com maior índice de queimadas
A cidade de Rio Branco, no Acre, está entre as dez que mais registraram queimadas nas últimas 48 horas. São 38 focos de queimadas registrados
A cidade de Rio Branco, no Acre, está entre as dez que mais registraram queimadas nas últimas 48 horas. De acordo com o satélite de referência Aqua, são 38 focos de queimadas registrados. Os dados foram disponibilizados na última quarta-feira (26) pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Segundo dados do Inpe divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), entre 1º de janeiro e 25 de agosto deste ano, Rio Branco tinha registrado apenas 105 focos de queimadas. O acumulado das últimas 48 horas, no entanto, corresponde a quase 40% do total do ano de 2020 até agora.
As cidades do Acre que apresentam os maiores números de focos de queimadas desde o início do ano são Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Por outro lado, fazendo as contas comente sobre o mês de agosto, os municípios com maior concentração de queimadas são Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano.
Atualmente, o Acre se encontra na décima posição em números de queimadas em todo o país, com o total de 2.326 focos registrados. No período de 1º a 26 de agosto, o estado acreano é 6º do Brasil, com 1.860 focos. Já nas últimas 48 horas, o estado é o 4º colocado, com 206 focos de queimadas detectados pelo satélite.
Ainda segundo os dados do satélite, a quantidade registrada de focos de queimadas no Acre em agosto é 20% menor do que a quantidade detectada no mesmo período do ano passado, que foi de 2.918 focos.
Leia mais: Juiz Federal e defensoria pública proibem o INSS de suspender benefício de seringueiros no Acre
A Sema divulgou um relatório que aponta que o Acre tem risco de fogo Alto e Crítico em pontos isolados. O relatório do Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar aponta ainda que as regiões de maior abrangência são as seguintes:
- Alto Acre
- Baixo Acre
- Tarauacá/Envira
- pontos no Purus e Juruá.
Cortina de fumaça no Acre
Na manhã da última quinta-feira (27), a capital do Acre, Rio Branco, amanheceu encoberta por uma densa cortina de fumaça. A forte neblina é resultado das queimadas que ocorrem tanto na região urbana como na zona rural.
O Corpo de Bombeiros do Acre informou que já foram acionados para 3.800 ocorrências de incêndios ambientais neste período.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.