Maceió segue na fase azul e prefeitura prorroga regras de distanciamento social
No dia 11 de setembro, a prefeitura do estado de Maceió afirmou através de um decreto, a prorrogação das medidas de distanciamento social.
No dia 11 de setembro, a prefeitura da capital Maceió afirmou através de um decreto, a prorrogação das medidas de distanciamento social. Até o dia 25 de setembro, a Fase Azul do Plano de Distanciamento Social Controlado estará sendo monitorada.
E com isso, nas instituições da Rede de Ensino Infantil e Fundamental do Município, publicas ou privadas, as atividades presenciais seguem interrompidas até segunda ordem. O próximo passo é a Fase Verde do Plano de Distanciamento Social Controlado.
sejam em grupos, continuam com as regras do distanciamento, bem como uso obrigatório de mascaras no calçadão e também a distância de no mínimo 10m (dez metros) por pessoa.
Os cidadãos podem continuar suas práticas em coletivo, desde que não tenho contato físico direto, e sempre respeitando as regras de contenção do vírus.
O que continua sendo liberado em Maceió
Com prorrogação, o município informou que vai manter todas as regras, mas agora com o tempo estendido até a penúltima semana do mês de setembro, o que ainda pode ser feito é:
- Banho de mar (individualizado);
- Passeios com animais domésticos;
- Parques infantis e urbanos esportivos presentes na orla;
- Treinos com profissionais (sem contato físico).
A autorização do funcionamento dos bares, restaurantes e lojas e estabelecimentos de rua, continuam mantidas enquanto perdurar a Fase Azul. Os estabelecimentos comerciais só podem funcionar com 75% da capacidade, salões de beleza e barbearia também entram na categoria. Restaurantes, bares e estabelecimentos de entretenimento ficam com horário reduzido, definido em até 02hr da manhã.
Leias mais: Maceió avança para fase azul por determinação do governo
Centros religiosos como igrejas, templos também só poderão funcionar com 75% da capacidade do ambiente. Academias, clubes e centros de ginástica estarão funcionando regularmente com 50% da capacidade.
O transportes públicos coletivos, também precisam ter atenção. O ideal é que a lotação esteja em sua totalidade sentada na capacidade estimada do veiculo, e a totalidade de pessoas em pé. A ordem segue desde a fase vermelho do processo, e deve ser mantida. Janelas abertas e uso de mascaras são obrigatórios.
Como em todo os municípios do Brasil, as mudanças estão sendo feitas devagar, de acordo com a realidade do enfretamento da Covid nos hospitais. Podendo assim, as medidas serem alteradas a qualquer momento.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.