Eleições 2020: Pesquisa revela candidatos com maiores índices de rejeição em Manaus
Em Manaus, 11 candidatos disputam a prefeitura nas eleições 2020. Uma pesquisa aponta os percentuais de intenção de voto.
Em Manaus, 11 candidatos disputam a prefeitura nas eleições 2020. Uma pesquisa Ibope divulgada pela Rede Amazônica nesta quarta-feira (14) aponta os percentuais de intenção de voto e rejeição no pleito deste ano. O levantamento ouviu 504 eleitores da capital por telefone, entre os dias 12 e 14 de outubro.
O candidato com o maior índice de rejeição é Alfredo Nascimento (PL), com 44%; Amazonino Mendes (Podemos) aparece em segunda lugar, com 42%. Na pesquisa de intenção de voto, Mendes está na liderança, com 25%. Confira os números.
Resultados da pesquisa Ibope para a prefeitura de Manaus
Lista de candidatos com por índice de rejeição:
- Alfredo Nascimento (PL): 44%
- Amazonino Mendes (Podemos): 42%
- Zé Ricardo (PT): 23%
- Chico Preto (DC) e Ricardo Nicolau (PSD): 18%
- Capitão Alberto Neto (Republicanos): 17%
- David Almeida (Avante): 15%
- Coronel Menezes (Patriota): 14%
- Marcelo Amil (PC do B) e Romero Reis (Novo): 12%
- Gilberto Vasconcelos (PSTU): 11%
Entre os entrevistados, 1% respondeu que poderia em qualquer um e 8% não sabem ou preferiram não opinar. Os eleitores podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos percentuais é maior que 100%.
Leia mais: Eleições 2020: Candidato à prefeitura de Manaus defende armamento para guarda municipal
Pesquisa de intenção de voto para as eleições 2020
Em relação às intenções de voto, 25% responderam que pretendem votar em Amazonino Mendes (Podemos). David Almeida (Avante) foi o segundo mais citado, com 13%; Ricardo Nicolau (PSD) tem 11% e Zé Ricardo (PT), 10%. Os outros candidatos têm menos de 10% das intenções. Acompanhe a lista a seguir:
- Capitão Alberto Neto (Republicanos): 7%
- Coronel Menezes (Patriota): 6%
- Alfredo Nascimento (PL): 3%
- Chico Preto (DC): 3%
- Romero Reis (Novo): 2%
- Marcelo Amil (PC do B): 1%
Além disso, 16% dos entrevistados responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto e 3% não souberam ou não responderam à pesquisa. O candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foi citado.
A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%, o que significa que esta é a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi realizado por telefone para seguir os protocolos de segurança em relação à pandemia.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.