Pesquisa para prefeito de Natal 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições
Uma pesquisa Ibope mostra aponta os percentuais de intenções de voto para 14 candidatos à prefeitura de Natal nestas eleições
Uma pesquisa Ibope divulgada pela Inter TV Cabugi mostra aponta os percentuais de intenções de voto para 14 candidatos à prefeitura de Natal nas eleições. Quem está à frente na corrida eleitoral é o atual prefeito Álvaro Dias, com 33% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Kelps, com 12%. Confira os percentuais.
Resultados da pesquisa de intenção de votos nestas eleições em Natal
- Álvaro Dias (PSDB): 33%
- Kelps (Solidariedade): 12%
- Hermano Morais (PSB): 6%
- Carlos Alberto, Beto (PV): 4%
- Delegado Sergio Leocádio (PSL): 3%
- Coronel Azevedo (PSC), Fernando Freitas (PCdoB) e Senador Jean (PT): 2%
- Jaidy Oliveira De Sousa (DC), Rosália Fernandes (PSTU), Coronel Helio Oliveira (PRTB) e Fernando Pinto (Novo): 1%
Os candidatos Afrânio Miranda (Podemos) e Nevinha Valentim (PSOL) não foram citados pelos eleitores entrevistados. Além disso, 20% pretendem votar em branco ou anular o voto e 11% ainda não sabem em quem votar ou não responderam.
O levantamento ouviu 602 eleitores de Natal entre os dias 4 e 6 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Os índices de rejeição também foram investigados.
Leia mais: Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito de Belém em 2020
Ao perguntar aos eleitores em quem não votariam de jeito nenhum, os resultados estão abaixo. Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores é maior que 100%. Além disso, 23% não souberam responder ou preferiram não opinar e 2% responderam que poderiam votar em qualquer um.
- Kelps (Solidariedade): 24%
- Hermano Morais (PSB): 20%
- Álvaro Dias (PSDB): 18%
- Coronel Azevedo (PSC): 14%
- Senador Jean (PT): 13%
- Carlos Alberto (PV) e Rosália Fernandes (PSTU): 12%
- Coronel Helio Oliveira (PRTB) e Delegado Sergio Leocádio (PSL): 11%
- Fernando Freitas (PCdoB), Fernando Pinto (Novo) e Nevinha Valentim (PSOL): 10%;
- Jaidy Oliveira (DC): 9% e Afrânio Miranda (Podemos): 8% de rejeição
O calendário eleitoral 2020 foi adiado em razão da pandemia. Os dias de votação passaram para o mês de novembro. O primeiro turno será realizado no dia 15 e o segundo, no dia 29. O horário de votação foi ampliado em uma hora, começando às 7 da manhã, com encerramento às 17 horas.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.