A importância da Ordem dos Advogados do Brasil para a justiça do país

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a instituição que representa os advogados e protege a Constituição e o Estado de Direito. Ela é responsável por fiscalizar e orientar a prática da advocacia e reprimir práticas que infrinjam o Código de Ética. Além de defender a Constituição e o Estado de Direito ela também defende os direitos humanos e a justiça social.
A criação da OAB
A OAB foi criada em 1930 substituindo o Instituto de Advogados Brasileiros (IAB). Desde sua criação foi estabelecido que a função da Ordem era fiscalizar, defender e representar todos os advogados do Brasil.

Ela é composta por alguns órgãos específicos que são:

  • Conselho Federal: principal órgão de representação da OAB. Sua função é fiscalizar e orientar todo o exercício da profissão seguindo o Código de Ética e o Estatuto da instituição.
  • Conselho Seccionais: consistem em setores espalhados por diferentes estados que representam a OAB em cada um deles e suas função são dadas pelo Conselho Federal.
  • Subseções: são partes do Conselho Seccionais instaladas nos centros regionais e são autônomas.
  • Caixas de Assistência dos advogados: atuam ao lado dos Conselhos Seccionais e possuem a principal função de prestar assistência aos advogados.

Importância da OAB

A OAB é de extrema importância a todos os advogados do Brasil. a sua existência favorece uma melhor prática da profissão devido a toda fiscalização e atuação que tem como objetivo uma atuação ética de todos os profissionais.

Além da sua fiscalização que preza sempre ações corretas através do Exame da Ordem a OAB foca e selecionar profissionais qualificados para atuarem de acordo com uma boa técnica jurídica, restringindo que apenas advogados inscritos no quadro da OAB possam exercer a profissão e qualquer outro ato que seja realizado por algum profissional não habilitado será nulo e o profissional penalizado.

Para todos os graduados em direito que desejam prestar o Exame da Ordem para começarem a atuar na advocacia é necessário ficarem atentos as novas datas do exame OAB e se prepararem para todas as etapas que estão por vir.

E para quem se pergunta sobre quem pode fazer a prova da OAB em 2022? A resposta é simples, todos os graduados em direito que tem o interesse em advogar e estejam aptos para a realização da prova.


Fazer parte da Ordem traz inúmeros benefícios a esses profissionais, como por exemplo o reconhecimento de ser advogado em todo o país e estar assegurado por ela a cumprir seu trabalho desde que não infrinja nenhuma lei e que não ofenda o Código de Ética.

Shirlayne
Escrito por

Shirlayne

Carregando… aguarde.

0