INSS anuncia início da perícia médica on-line em novembro; veja como vai funcionar

O Instituto Nacional do Seguro Social- INSS confirmou o retorno da perícia médica ainda este ano, porém, ela será acontecerá por meio de vídeo chamada. Assim como alguns outros serviços, a perícia médica também precisou ser adaptada por conta da pandemia.

INSS anuncia início da perícia médica on-line em novembro
INSS anuncia início da perícia médica on-line em novembro (Imagem: Reprodução Ingrácio Advocacia)

Perícia Médica

Por ordem do Governo Federal o serviço da perícia médica, nomeada de teleperícia, deve começar em 6 de novembro. O serviço constitui em um atendimento médico por vídeo chamada.

Para que tal serviço aconteça, o segurado precisa estar obrigatoriamente acompanhado pelo médico do trabalho da empresa na qual ele trabalha. Para os segurados que atuam nas empresas que não possui médico do trabalho, o INSS manterá as perícias presenciais. Com essa nova possibilidade os atendimentos aconteceram mais rápidos, evitando uma longa fila de espera.

O  Tribunal de Contas da União disse que, caso algum assegurado não estiver acompanhado de um médico, é obrigação do órgão investir nos equipamentos necessários. Entretanto, o INSS informou que esses investimentos são não viáveis, exigindo que os segurados tenham câmeras específicas, ressaltando que as empresas de médio e grande portes são obrigadas a terem médico do trabalho.

Leia Mais: Meu INSS: Veja como conferir o extrato de pagamento do seu benefício

Quem deve fazer a perícia médica do INSS

A perícia médica é obrigatória para quem precisar de:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Aposentadoria por invalidez.

Você pode realizar o agendamento da perícia médica pelo:

  • Telefone 135;
  • Site do Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS.

Caso você escolha fazer o seu agendamento pelo aplicativo MEU INSS, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a página do Meu INSS;
  2. Faça o login e vá busque pela opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  3. Clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na data marcada para a realização da Perícia.

Como fazer o reagendamento

Em caso do não comparecimento, o INSS informou que o reagendamento será feito automaticamente e o segurado irá receber qual a nova data e horário do seu reagendamento.

Ao menos 87 das 108 agências espalhadas pelo Brasil voltaram com os seus atendimentos. Todas estão seguindo os protocolos do uso obrigatório da máscara e o fornecimento do álcool em gel.

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes – SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.