Receita Federal do Maranhão lança serviço online para atendimento ao CPF

A Receita Federal do Maranhão anunciou mais uma opção de atendimento para os usuários. A partir desta semana, os maranhenses poderão consultar serviços relacionados ao CPF por meio do aplicativo de mensagens Telegram. O contato será por meio do canal ReceitaFederalOficial, que precisa ser adicionado pelos usuários.

Receita Federal do Maranhão lança serviço online para atendimento ao CPF
Receita Federal do Maranhão lança serviço online para atendimento ao CPF. (Imagem: Google)

De acordo com a Receita Federal do Maranhão, o objetivo é facilitar o atendimento para que o cidadão não precise sair de casa e se dirigir até uma das 11 unidades durante o período de pandemia da Covid-19, evitando aglomerações. Além do Telegram, o órgão também oferece outras opções de atendimento remoto.

Os serviços disponíveis pelo Telegram são:

  • Atualização ou alteração de dados do CPF;
  • Regularização do CPF;
  • Segunda via do CPF;
  • Informação do número do CPF;
  • Consulta à situação cadastral;
  • Consulta de ausência de declaração de imposto de renda de pessoa física.

Outros serviços online da Receita Federal do Maranhão

O órgão disponibiliza quatro canais de atendimento virtuais: a Lista de Serviços “Do que você precisa?”, o Fale Conosco, o e-CAC e o Chat RFB dentro do e-CAC. Atualmente, o atendimento por e-mail foi ofertado aos cidadãos como mais uma opção. Para utilizá-la, basta seguir o passo a passo.

  1. Encaminhar um e-mail para atendimentorfb.03@rfb.gov.br.
  2. O e-mail devem conter: título, com assunto do requerimento e arquivos anexados: formulário específico do serviço (lista disponível no endereço Lista de Serviços) e documento de identificação digitalizado;
  3. A mensagem deve conter todos os dados pessoais necessários, como nome completo, RG, CPF/CNPJ, telefone e descrição sucinta do pedido.

Até o dia 31 de julho, o atendimento no âmbito da 3ª Região Fiscal (Ceará, Maranhão e Piauí) será realizado preferencialmente pelos canais eletrônicos, a fim de minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus.

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As solicitações de serviços não disponíveis nesses canais que não podem aguardar devem ser enviadas por e-mail. A Receita Federal avalia a possibilidade de atendimento do pleito por meio do canal e entra em contato com o solicitante.

No Maranhão, há 11 Unidades de Atendimento ao Contribuinte – Bacaral, Balsas, Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís.

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Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.