Afinal, a aposentadoria do INSS vai ter 14º salário? Saiba DETALHES aqui

A proposta que prevê o pagamento do 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS ainda não foi aprovada e segue na câmara.

A proposta que prevê o pagamento do 14º salário aos aposentados e pensionistas do INSS, ainda não foi aprovada. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse que, ainda não há nenhum estudo em curso para esse pagamento extra, mas, existe sim um projeto de lei que talvez seja aprovado.

Afinal, a aposentadoria do INSS vai ter 14º salário? Saiba DETALHES aqui

Afinal, a aposentadoria do INSS vai ter 14º salário? Saiba DETALHES aqui (Imagem: Reprodução IG Economia)

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, tiveram o pagamento do 13º salário adiantado em razão da pandemia do coronavírus. Em razão disso, um projeto de lei foi criado que prevê o pagamento do 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas do INSS, caso seja aprovado será uma tentativa em minimizar os impactos da crise.

Projeto de Lei

Um advogado de São Paulo teve a iniciativa em criar uma proposta para pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS neste ano, essa proposta contou com o apoio de mais de 20 mil pessoas e foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Ao receber a proposta, o senador Paulo Paim (PT-RS) assumiu a relatoria e transformou-a em um projeto de lei. De acordo com o senador, “além de dar um auxílio financeiro para aposentados e pensionistas que usam parte de sua renda para ajudar familiares, a gratificação emergencial poderia estimular a economia”.

Ele estima que o 14º salário poderia injetar algo em torno de R$ 42 bilhões na economia e, afirma ainda que,com o orçamento de Guerra, que já foi aprovado no Congresso, o governo teria a possibilidade de dar aos aposentados esse 14º salário.

Leia mais: Aposentadoria INSS 2021: Benefício pode ser prejudicado com a pandemia, diz estudo

Qual a chance da proposta do INSS ser aprovada?

Para ser aprovada, o projeto de lei precisa ser aprovado no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e ainda ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, porém, ela ainda não passou nem pela primeira Casa legislativa.

O senador Paim disse que: “Só tem chance de aprovar se houver muita pressão popular. Sem pressão, não acontecerá. Só tem, praticamente, o mês de novembro para votar. A crise econômica não vai terminar em dezembro. Vai continuar no ano que vem. Se não aprovar agora, pode ser aprovado no ano que vem.”

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0