Sem nota do Enem 2020, como fazer a inscrição no SISU ou ProUni 2021?

O presidente Jair Bolsonaro aprovou a possibilidade de inscrição no ProUni e do Sisu com a nota obtida do Enem de anos anteriores a 2020.

Com as mudanças nas datas das realizações do Enem 2020 em decorrência da pandemia do coronavírus, foi estipulado pelo presidente Jair Bolsonaro, em veto, a possibilidade de realizar a inscrição no ProUni (Programa Universidade Para Todos) e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) com a nota obtida do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de anos anteriores a 2020. Contudo, ainda não há especificações quanto ao período e como será feito o processo de seleção para 2021.

Sem nota do Enem 2020, como fazer a inscrição no SISU ou ProUni 2021? (Foto: Reprodução/AgênciaBrasil)

Sem nota do Enem 2020, como fazer a inscrição no SISU ou ProUni 2021? (Foto: Reprodução / Agência Brasil)


O ProUni e o Sisu possibilitam o acesso ao ensino superior em instituições privadas por pessoas que não tenham condições financeiras de ingressar nas faculdades particulares.

O ProUni, normalmente, concede bolsas de estudos de 50% a 100%  em duas seleções durante o ano letivo para o ingresso nas faculdades particulares. O processo é realizado antes do início de cada semestre. O Sisu é o sistema de seleção unificada.

Leia mais: Enem 2020: Inep disponibiliza materiais de apoio para o exame; saiba como acessar

Ingresso pelo Prouni em 2021

A justificativa do presidente Jair Bolsonaro para exclusão da obrigatoriedade do uso da nota do Enem 2020 no Prouni de 2021 seria não prejudicar os alunos com a continuidade do processo tradicional em um ano de crise causada pela Covid-19.

“Ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni”, disse o presidente.

Ainda não foram divulgados quais serão os anos aceitos para a candidatura.

Mais sobre o Prouni

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo com subsídio de 100% ou de 50% sobre o valor do curso, a depender dos critérios de participação previstos no edital. Como renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou, para os casos de bolsas parciais, renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Leia mais: UFRPE abre 2 MIL vagas para cursos GRATUITOS; saiba como participar

Além disso, de acordo com informações contidas no portal do programa, é preciso atender a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Pessoa que conseguiu atingir 450 pontos no Enem ou mais, e que não zerou a redação.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0