Ainda está indeciso? Confira pesquisa eleitoral 2020 para prefeitura de São Luís
A TV Mirante encomendou e divulgou uma nova pesquisa eleitoral 2020 para a Prefeitura de São Luís nas eleições. Confira quais são os nomes.
A TV Mirante encomendou e divulgou uma nova pesquisa eleitoral 2020 para a Prefeitura de São Luís. Nas eleições, o levantamento aponta que o candidato do Podemos tem ampla vantagem na disputa pela capital do Maranhão, com 44% das intenções de voto. Confira os resultados.
Resultados de pesquisa eleitoral em São Luís
- Eduardo Braide (Podemos): 44%
- Duarte Júnior (Republicanos): 19%
- Neto Evangelista (DEM): 14%
- Rubens Júnior (PCdoB): 6%
- Bira do Pindaré (PSB): 3%
- Jeisael Marx (REDE): 2%
- Hertz Dias (PSTU), Professor Franklin (PSOL) e Yglésio Moyses (PROS): 1%
Brancos e nulos somam 5% e indecisos, 4%. O nome do candidato Silvio Antônio não foi citado pelos 805 entrevistados. A pesquisa foi realizada entre de 21 a 23 de outubro, em São Luís, e tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os primeiros candidatos, Eduardo Braide e Duarte Júnior. Neste cenário, o primeiro teria 54% dos votos e o segundo, 31%, com 9% de brancos e nulos. Em um possível segundo turno entre Eduardo Braide e Neto Evangelista os resultados seriam: 55% x 28%, com 13% de brancos e nulos.
Braide já foi eleito por dois mandatos como deputado estadual e está no primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Em 2016, chegou a disputar o segundo turno das eleições para prefeito da capital, mas perdeu para Edivaldo Holanda Jr.
Leia mais: Pesquisa para prefeito de São Luís 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições
Nos índices de rejeição, o mais alto é para o candidato Bira do Pindaré, 28% dos entrevistados responderam que não votariam nele de jeito nenhum. Rubens Júnior e Jeisael Marx têm 16% de rejeição; Eduardo Braide e Yglésio Moyses têm 15%; Hertz Dias e Silvio Antônio, 12%. Neto Evangelista tem 13% e o Professor Franklin, 11%. Duarte Júnior tem apenas 9%. Entre os entrevistados, 4% responderam que poderiam votar em votos e 15% preferiram não opinar.
O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro e o segundo, em 29 de novembro. Os eleitores precisarão ir de máscara e serão dispensados da identificação biométrica. Para votar, é necessário levar apenas um documento oficial com foto. O título de eleitor não é obrigatório, apenas recomendado pela Justiça Eleitoral. O e-Título pode valer como documento para estas eleições.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.