Pesquisa para prefeito de São Luís 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições

Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Mirante aponta Eduardo Braide (Podemos) bem à frente na corrida pelas eleições 2020 em São Luís.

Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Mirante aponta Eduardo Braide (Podemos) bem à frente na corrida pelas eleições 2020 em São Luís, com 44% das intenções de voto. O segundo candidato, Duarte Júnior (Republicanos), tem apenas 14% entre os eleitores entrevistados. Confira os resultados do levantamento.

Pesquisa para prefeito de São Luís 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições

Pesquisa para prefeito de São Luís 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições. (Imagem: Assecom)

Candidatos favoritos nestas eleições para o cargo de prefeito de São Luís

  • Eduardo Braide (Podemos): 43%
  • Duarte Júnior (Republicanos): 14%
  • Neto Evangelista (DEM): 10%
  • Bira do Pindaré (PSB): 5%
  • Adriano Sarney (PV): 4%
  • Carlos Madeira (Solidariedade), Jeisael Marx (Rede) e Rubens Pereira Jr. (PCdoB): 2%
  • Franklin Douglas (PSOL) e Dr. Yglésio (PROS): 1%

O candidato Hertz Dias (PSTU) foi citado, mas não chegou a 1% das intenções de voto. Silvio Antônio (PRTB) não aparece na pesquisa, pois só foi anunciado como candidato em 15 de setembro, depois da realização da pesquisa. A situação dos candidatos Adriano Sarney e Carlos Madeira consta como “renúncia” na Justiça Eleitoral.

Entre os entrevistados, 8% pretendem votar branco ou anular o voto e outros 8% não sabem ou não responderam. A pesquisa é a primeira depois da oficialização das candidaturas e ouviu 602 eleitores entre 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Leia mais: Eleições 2020: Veja o plano de governo dos candidatos a prefeito de São Luís

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os candidatos mais citados, Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Júnior (Republicanos). Os eleitores também opinaram sobre um possível segundo turno entre Braide e Neto Evangelista (DEM).

No primeiro caso, Eduardo Braide teve 63% das intenções de voto e Duarte Júnior, 25%. Brancos e nulos somaram 8% e 5% não souberam ou não responderam. No segundo caso, a vantagem de Braide é ainda maior e chega a 61%. Neto Evangelista tem 24% das intenções. Brancos e nulos somam 10% e 4% não souberam ou não responderam.

Braide já foi eleito por dois mandatos como deputado estadual e está no primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Em 2016, chegou a disputar o segundo turno das eleições para prefeito da capital, mas perdeu para Edivaldo Holanda Jr.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0