Ambulantes de Salvador voltam a rotina após lockdown

Em Salvador, vendedores ambulantes que antes da pandemia atuavam em áreas próximas aos estabelecimento, agora retornam às atividades. 

Com a reabertura dos centros de compras em Salvador, a partir da última semana, devido a primeira fase de reabertura econômica na cidade, vendedores ambulantes que antes da pandemia atuavam em áreas próximas aos estabelecimento, agora retornam às atividades

Ambulantes de Salvador voltam a rotina após lockdown

Ambulantes de Salvador voltam a rotina após lockdown (Imagem: Reprodução Google)

Um dos exemplos é em frente a um dos maiores shoppings localizados na capital, na Avenida ACM. Por ali, atual diversos vendedores ambulantes, que aproveitam a movimentação em frente ao estabelecimento para vender seus produtos. 

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estado da Bahia são cerca de 305 mil trabalhadores que atuam no comércio informal, em vias públicas. Desse número, ao menos 30 mil trabalham na capital baiana. 

Ainda assim, em entrevista ao portal G1, Marcos Cazuza, presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes, Barraqueiros e Quermesseiros (Sindbaq) do estado, muitos desses trabalhadores ambulantes estão tendo dificuldades para voltar durante esse período pandêmico. 

A grande maioria não veio trabalhar. Uns porque ainda estão com dificuldades financeiras e outros estão apostando para ver se vai melhorar o comércio e circulação de pessoas, que ainda está baixo“, disse o presidente do Sindbaq.

Leia mais: Itabuna, na Bahia, volta a ter fechamento de comércio não essencial; veja o motivo!

Marcos Cazuza também informou ao portal que o sindicato está buscando por alternativas para auxiliar, de alguma forma, esses trabalhadores na recuperação do segmento. 

Nós vamos buscar, da prefeitura municipal, essa ajuda também, pedindo à prefeitura que de alguma maneira possa ajudar esses vendedores ambulantes. Vamos também buscar as instituições financeiras, para que elas também possam, de alguma forma, abrir uma linha de crédito para que esses ambulantes possam comprar as mercadorias“, informou Marcos Cazuza.

Reabertura econômica em Salvador 

Na última semana, o prefeito da cidade de Salvador, ACM Neto, anunciou a primeira fase do plano de reabertura das atividades econômicas. Assim, após 4 meses fechados devido a pandemia do novo coronavírus, shoppings, lojas e comércio de rua retornaram com os serviços. 

Com o novo protocolo, o horário de funcionamento dos shoppings está restrito ao período das 12h às 20h, de segunda a sábado. Além disso, as praças de alimentação estão proibidas de receber clientes para consumo no local. Ademais, em relação ao comércio de rua, o horário de funcionamento está restrito entre 10h às 16h.

Coronavírus na Bahia

Até o fechamento desta matéria, conforme última atualização da Secretaria de Saúde do estado da Bahia, são 153.313 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 13.532 são casos ativos, enquanto que 136.511 são de recuperados. No total, foram 3.270 óbitos no estado. 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0