ProUni 2021: Confira calendário completo, detalhes das inscrições e NOVAS regras

A próxima seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) já tem as datas definidas e deve ocorrer em janeiro de 2021.

A próxima seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) já tem as datas definidas. Segundo o Ministério da Educação, deve ocorrer em janeiro de 2021, antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). A medida é possível pois a partir do ano que vem a nota do Enem do ano anterior não será mais obrigatória para o processo seletivo de bolsas.

ProUni 2021: Confira calendário completo, detalhes das inscrições e NOVAS regras

ProUni 2021: Confira calendário completo, detalhes das inscrições e NOVAS regras. (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

A mudança foi autorizada pelo presidente Jair Bolsonaro, em razão da pandemia do novo coronavírus e também engloba o Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O edital do ProUni 2021 está previsto para ser publicado no dia 15 de dezembro. As inscrições serão entre 12 e 15 de janeiro de 2021 e a primeira chamada deve ser divulgada em 19 de janeiro.

Leia mais: Caixa inicia NOVO prazo para saque do FTGS emergencial; quem vai poder receber?

Confira como se inscrever para o ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares de ensino superior. Inicialmente, é importante verificar as bolsas disponíveis pelo site do programa, na aba ‘Pesquisar Bolsas’.

A data de publicação das oportunidades estará disponível no edital. A consulta pode ser feita pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou pelo município.

Para se inscrever, é necessário ter cadastro no Login Único do governo federal, fazer a busca e selecionar duas opções de curso, turno e modalidade de concorrência (ampla ou ações afirmativas). Depois, basta confirmar a inscrição.

Podem participar da seleção estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsistas de colégio particular; candidatos com deficiência e professores do ensino básico na rede pública.

Leia mais: Sem nota do Enem 2020, como fazer a inscrição no SISU ou ProUni 2021?

As bolsas integrais são ofertadas a candidatos com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais, com desconto de 50% nas mensalidades, são voltadas a estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês.

O calendário do Enem 2020 foi alterado por causa da pandemia e as provas foram remarcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. O Enem digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e o resultado do exame será divulgado no dia 29 de março.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0