Auxílio Brasil bloqueado? Veja os motivos e o que fazer
Está com o Auxílio Brasil bloqueado? Então saiba aqui quais são os motivos que levarão a isso e o que fazer para desbloquear!
Se você já recorreu a análise do CadÚnico e soube que estava desatualizado ou não cumpre algum requisito básico, saiba que possui o risco de estar com o seu Auxílio Brasil bloqueado. Confira os motivos e o que fazer caso tenha ocorrido.
Como forma de substituir o Bolsa Família, o Auxílio Brasil foi criado para famílias em situação de vulnerabilidade, recebendo R$400 mensais. Para saber se o seu Auxílio está bloqueado ou solicitar o desbloqueio, iremos te mostrar como recorrer. Continue a leitura.
Meu Auxílio Brasil foi bloqueado, e agora?
Antes de afirmar se seu Auxílio foi bloqueado ou não, você precisa conferir o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e verificar a sua data de pagamento. Você pode instalar o aplicativo Auxílio Brasil no seu celular para verificar informações sobre o benefício.
Para aqueles que não possuem acesso à internet, pode ir ao CRAS e pedir para verificar a situação do benefício.
Se estiver mesmo com o Auxílio Brasil bloqueado, é preciso que o representante familiar compareça a um posto de atendimento do CRAS, levando consigo documentos, como:
- Identidade com foto;
- CNH;
- CPF;
- Comprovante de residência.
Assim como a documentação de todos os integrantes da família, até mesmo dos menores de idade. A lista de documentos a serem levados são:
- CPF ou Título eleitoral do Representante da família;
- Documento de identificação de cada um dos membros, de preferência, o CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes.
O setor responsável pela análise da documentação pode demorar cerca de 30 dias para informar se o benefício será desbloqueado ou não.
Motivos pelos quais o Auxílio Brasil é bloqueado
Confira alguns motivos que podem ter bloqueado o recebimento do Auxílio Brasil.
Desatualização do CadÚnico
Um dos motivos mais comuns pelos quais as famílias têm o Auxílio Brasil bloqueado é a falta de atualização dos dados cadastrados do CadÚnico, como dito anteriormente.
O CadÚnico é um dos principais requisitos para o recebimento do Auxílio Brasil, por isso, é preciso sempre manter os dados atualizados. É preciso saber que não é porque a família possui o CadÚnico que será beneficiada com todos os programas assistenciais do Governo.
Existem dois tipos de situação cadastral, sendo a “revisão cadastral”, da qual é preciso revisar os dados do cadastro, e a “averiguação cadastral”, onde os dados apresentados não estão de acordo com os que o Governo possui no sistema.
Requisito de educação e saúde
Outros requisitos são as condições de educação e saúde. As condições educacionais são:
- Frequência mínima de 60% da carga horária escolar mensal para os beneficiários de quatro e cinco anos;
- Frequência mínima de 75% da carga horária escolar mensal para beneficiários com idade entre 6 e 17 anos a 20 anos incompletos.
O Governo cobra as seguintes condições de saúde:
- Observância ao calendário nacional de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde;
- Acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários que tenham até sete anos de idade incompletos;
- Pré-natal para beneficiárias gestantes.
Com os descumprimentos de alguns requisitos, a família pode:
- Receber uma advertência;
- Possuir o Auxílio Brasil bloqueado por um mês;
- Benefício suspenso por dois meses.
Caso persistam os descumprimentos, o benefício é totalmente suspenso.
Vá até o CRAS da sua cidade e recorra ao benefício, assim como o cumprimento dos requisitos necessários para a aceitação e retorno do pagamento do Auxílio Brasil.