Auxílio-doença: INSS muda regras e permite antecipação do benefício
Está autorizada a antecipação das parcelas do auxílio-doença, no valor do salário mínimo mensal de R$ 1.045,00 por até 60 dias.
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa segunda-feira (24), fica autorizada a antecipação das parcelas do auxílio-doença, no valor do salário mínimo mensal de R$ 1.045,00 por até 60 dias. Desse modo, as parcelas poderão ser pagas aos beneficiários por meio de análise dos atestados médicos, que devem ser enviados pela internet.
Assim, as pessoas que possuem direito ao auxílio doença podem requerer a antecipação do pagamento do benefício de acordo com o período de repouso informado em atestado médico anterior. Além disso, também é possível requerer com apresentação de novo atestado.
Aliás, neste último, a prorrogação da antecipação do benefício também continua limitada ao prazo de 60 dias.
Ademais, a antecipação poderá ser realizada até o dia 31 de outubro, e os pagamentos não poderão ultrapassar o prazo de 31 de dezembro. Mas, resguardando assim a possibilidade do beneficiário mostrar pedido de revisão, com a finalidade de garantir o valor integral e definitivo do auxílio doença, devido a incapacidade temporária.
Atestado médico
O atestado médico dos beneficiários deve ser apresentado de forma legível e sem nenhum tipo de rasura, constando o tempo de repouso.
Leia mais: Permanecem fechadas as agências do INSS; veja como fica o atendimento durante a pandemia
Também é preciso ter assinatura do médico, bem como seu carimbo de identificação constando o número do registro no Conselho de Classe ou Código Internacional de Doenças (CID).
Como solicitar auxílio-doença?
Para fazer a solicitação do auxílio-doença, é preciso que o usuário acesse o site ou aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Àqueles que não tiverem cadastro na plataforma, precisam primeiramente realizar o cadastro.
Logo após, é preciso selecionar a opção “Perícia Inicial”. Surgirá a pergunta “Você possui atestado médico?”. Selecione, assim, a opção “sim” (para aqueles que têm o atestado) e, em seguida, preencha todas as informações solicitadas.
Após preencher as informações, clique em “avançar” e, depois, anexe o atestado médico e envie. Ao finalizar o procedimento, clique em “Gerar Comprovante”.
Quando as agências do INSS retornam?
De acordo com portaria publicada nessa segunda (24), o atendimento remoto nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem permanecer até o dia 11 de setembro. Conforme texto, o retorno gradual dos atendimentos presenciais das agências deve começar a ocorrer a partir do dia 14 de setembro de 2020.
O texto é assinado Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco Leal. Além do Secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, e o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo José Rolim Guimarães.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.