Bancos vão abrir apenas por DUAS horas na véspera de Natal; entenda

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os horários de funcionamento no período natalino e Réveillon 2021. Programe-se!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou os horários de funcionamento no período de festas. Na véspera de Natal, quinta-feira (24), as agências bancárias do país vão abrir para atendimento ao público apenas por duas horas.

Bancos vão abrir apenas por DUAS horas na véspera de Natal; entenda

Bancos vão abrir apenas por DUAS horas na véspera de Natal; entenda (Imagem: Reprodução / Google)

O horário de funcionamento será das 9h às 11h nos locais que seguem o horário de Brasília. Nos outros estados, será das 8h às 10h, conforme horário local. No dia 25, as agências de todo o país estarão fechadas e voltam ao atendimento normal na segunda-feira (28).

Leia mais: Papai Noel dos Correios: Últimos dias para adotar cartas; saiba como fazer

Horários dos bancos na véspera de Ano Novo

Carnês e contas de consumo com data de vencimento para o dia 25 poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, as datas de vencimento dos tributos já são ajustadas ao calendário de feriados.

Como o movimento das agências costuma ser maior nesta época, a orientação é que os clientes se adiantem para evitar os locais nos últimos dias úteis do ano.

A Febraban também informou que o último dia útil do ano para atendimento ao público será 30 de dezembro. Neste dia, todas as operações bancárias poderão ser realizadas normalmente. No dia 31, quinta-feira, as instituições financeiras não abrem para atendimento.

O diretor-adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu de Faria, destaca que os canais eletrônicos e caixas eletrônicos vão operar normalmente durante os feriados e finais de semana.

Além disso, a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para transações financeiras, como internet banking, banco por telefone e correspondentes.

Leia mais: Não recebeu o 13º salário? Saiba o quer fazer para garantir o benefício

No site da Febraban é possível ter acesso ao calendário de recessos e feriados bancários oficiais. Também é possível consultar as datas que não são consideradas dias úteis na sua cidade, pois podem afetar o horário de atendimento ao público nas agências.

Outra alternativa é utilizar os canais da Internet, onde é possível até mesmo fazer empréstimo on-line rápido e com boas condições de juros. Com o PIX, novo sistema de transferências do Banco Central, as transações ficaram mais fáceis. Entre os dias16 de novembro e 15 de dezembro, as movimentações pelo sistema somaram R$ 83,4 bilhões.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0