Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina HOJE (29)

Termina hoje (29) o prazo para candidatos ao Enem 2020 solicitarem ao Inep a reaplicação das provas no mês de fevereiro, devido à Covid-19.

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que candidatos ao Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) possam solicitar ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ) a reaplicação das provas por problemas ocasionados pela pandemia da Covid-19. 

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina HOJE (29)

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina HOJE (29) (Imagem: Reprodução / Google)

Os inscritos no Enem 2020 que necessitem de reaplicação da prova por terem sido diagnosticados com o novo coronavírus ou que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, nas provas impressas no dia do exame, têm até as 23h59 desta sexta-feira (29) para pedir a reaplicação.

As solicitações estão sendo recebidas desde o dia 25 de janeiro por meio de formulário no site do Inep, no mesmo local de inscrição para a prova.

Segundo informou o Inep ao G1, os pedidos serão analisados caso a caso – não havendo garantia de que a autarquia permita que a prova seja aplicada.

Os candidatos que tiverem os requerimentos aceitos poderão prestar o exame no próximo mês, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A consulta do deferimento será disponibilizada no Portal do Participante, no dia 12 de fevereiro.

Leia mais: Enem digital acontece no domingo (31); Tire dúvidas sobre a nova modalidade

A prova é feita na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, e tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas com questões diferentes.

Nos próximos dois domingos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o Inep ainda aplicará o Enem Digital para 96 mil inscritos, presencialmente, em 99 municípios brasileiros.

Como fazer o pedido de reaplicação do Enem 2020

Os concorrentes que pedirem reaplicação da prova terão seus pedidos analisados pelo Inep. Segundo o órgão, os candidatos devem acompanhar se a solicitação foi aprovada ou reprovada na Página do Participante.

Reaplicação por salas lotadas
Os candidatos que tenham sido prejudicados no Enem 2020 pela proibição de acesso às salas por conta das normas sanitárias em proteção ao novo coronavírus poderão entrar na na Página do Participante e seguir as orientações da páginas para fazer a solicitação.

Leia mais: Justiça suspende retorno das aulas presenciais em São Paulo; confira

Reaplicação por Covid
Para fazer a solicitação por diagnóstico do novo coronavírus, os candidatos terão que apresentar um documento legível que comprove a doença na Página do Participante. O documento precisa conter:

  • Nome completo do participante
  • Diagnóstico com a descrição da condição
  • Código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente
  • Data do atendimento
  • Documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0