Calendário do Bolsa Família 2021 já está disponível? Governo se pronuncia sobre mudanças
Governo Federal ainda não divulgou quais serão as alterações no Bolsa Família 2021 e nem mesmo o calendário de pagamento do benefício.
Mesmo com anúncio feito pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, sobre as mudanças no Bolsa Família em 2021, o Governo Federal ainda não divulgou quais serão as alterações e nem mesmo o calendário de pagamento do benefício aos inscritos no próximo ano. Até o dia 11 de dezembro, não havia expectativa da pasta de mudar o cronograma atual. O novo Bolsa Família deve ser anunciado ainda em dezembro.
As dúvidas sobre os dias de pagamento e o formato do programa de benefício social do Governo Federal acompanham os demais mistérios econômicos para o ano de 2021, junto a outras medidas que vêm sendo estudadas pela gestão federal.
Na segunda semana de dezembro, Onyx Lorenzoni discursou sobre o Bolsa Família em evento no Recife, onde anunciou a promessa de um novo programa com reformulação do atual. E que apenas aguarda o aval do presidente da República para tornar o documento público.
Leia mais: Bolsa Família: Beneficiários recebem NOVO pagamento pelo Caixa TEM; saiba como acessar
“Eu preciso que o presidente, eu tenho um grau de lealdade absoluta ao presidente, na hora que ele me der o OK, eu espero que ele faça isso na próxima semana, aí a gente vai apresentar o programa completo. É uma coisa revolucionária. Nenhum país que tenha programa social tem um programa social como ele foi concebido para ser o que eu chamo internamente de ‘Novo Bolsa Família'”, disse o ministro no evento.
Novo Bolsa Família
No mesmo evento em que anunciou a reformulação do programa, Onyx Lorenzoni o classificou como “revolucionário”, e disse que haverá aumento no valor do tíquete médio repassado aos beneficiados e também do número de famílias participantes.
De acordo com o FDR, a nova roupagem do programa deve beneficiar cerca de 20 milhões de pessoas, o que leva a crer que o Bolsa Família irá englobar parte dos informais que deixarão de receber o Auxílio Emergencial em janeiro de 2021.
Leia mais: Bolsa Família: Maia e Guedes DESMENTEM Bolsonaro sobre veto do 13º salário
Calendário de 2021
O portal publicou que, normalmente, o calendário de pagamento do Bolsa Família é liberado entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro. Até agora, ainda não há sinais de novas datas ou de divulgação do calendário dos pagamentos em 2021.
A expectativa, de acordo com o portal, é que o anúncio do cronograma para o próximo ano deve ser feito juntamente com os demais detalhes do novo formato do programa e não deve demorar muito para acontecer, visto que os beneficiários começam a receber na segunda quinzena do mês.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.